Desde maio, o técnico agrícola do Departamento de Políticas Rurais, Gustavo Bahia Leite, está prestando assessoria técnica para o Projeto Força para Viver, da Associação Betel de Assistência (ABA). O trabalho desenvolvido é a cultivação da horta do local.
Conforme informou Gustavo Bahia, em 2009 havia uma horta, mas que não se desenvolvia. Então, com a chegada da assessoria técnica foi feito um planejamento do local correto para a instalação, do que plantar no terreno, a época correta e de como dar manutenção para o desenvolvimento da horta.
No local, há um minhocário que gera o humus (adubo natural) e que substitui o adubo químico. Também foi feito um viveiro para o desenvolvimento de mudas e de plantas paisagísticas.
Atualmente, estão sendo cultivados: alface, tomate, brócolis, couve, salsinha, cebolinha, couve-flor, milho, feijão, maracujá e outros.
O projeto
O projeto ?Força para Viver? conta com aproximadamente 18 pessoas em recuperação da dependência do álcool e das drogas. Segundo a psicóloga Lyla Martins Santos, eles recebem atendimento psicológico individual e em grupo, duas vezes por semana. Também realizam diariamente a manutenção dos serviços da casa e da horta. São realizadas atividades voltadas para a espiritualidade sendo elas: estudos bíblicos, vídeos educativos, entre outros.
?A horta é uma capacitação para eles e uma maneira de trabalhar a ressocialização dos internos?, ressaltou Lyla Martins. A fazendinha localiza-se na estrada que dá acesso à comunidade rural de Albertos.

COMPATILHAR: