Um grande asteroide que voa quase na mesma órbita que a Terra passa perto do planeta, mas não há chance de um impacto, pelo menos por centenas de anos, disseram astrônomos nesta quarta-feira.
O asteroide, chamado Toutatis, passa pela Terra a cada quatro anos. A aproximação máxima foi nesta quarta-feira, quando a pedra celeste passou a cerca de 7 milhões de quilômetros de distância da Terra, 18 vezes mais longe do que a Lua.
Não há perigo de colisão com a Terra, afirmou o astrônomo da Nasa Lance Benner em comunicado.
O asteroide de 4,3 quilômetros circula o Sol numa órbita que está muito alinhada com a Terra, tornando-o um objeto potencialmente perigoso para o futuro.
O asteroide foi detectado pela primeira vez em 1934 e sua órbita foi confirmada em 1989. Em 2004, o Toutatis passou pela Terra apenas quatro vezes mais longe do que a Lua, muito mais perto do que a aproximação desta semana.
Os astrônomos estão usando radar e telescópios ópticos para obter uma melhor avaliação da localização do asteroide, sua rotação incomum e a trajetória de voo na esperança de obter estimativas sobre onde ele vai passar no futuro.
Nós já sabemos que o Toutatis não vai bater na Terra durante centenas de anos, disse Benner. Essas novas observações nos permitem prever a trajetória do asteroide ainda mais no futuro.

COMPATILHAR: