A astronauta Christina Koch pode bater o recorde de permanência de uma mulher em missão espacial, anunciou a Nasa nessa quarta-feira (17). Segundo a agência espacial, a permanência de Koch na Estação Espacial Internacional (EEI) foi estendida até fevereiro de 2020, quando ela completará 328 dias no espaço.

O recorde anterior de uma mulher no espaço foi de 288 dias, completados pela astronauta Peggy Whitson em 2017. A missão de Koch será apenas um pouco mais curta que o voo espacial mais longo de um astronauta da Nasa (340 dias), estabelecido pelo ex-astronauta Scott Kelly em 2016.

Ela fará parte de três missões durante os próximos meses. As missões de Koch ajudarão os cientistas a coletar dados adicionais sobre os efeitos do voo espacial humano de longa duração. A pesquisa é essencial para apoiar futuras missões de exploração do espaço, como viagens para a Lua e Marte.

Ainda segundo a Nasa, durante anos foram coletados dados importantes sobre os efeitos do espaço na saúde e na performance de astronautas. Os estudos mostraram que os resultados variam entre homens e mulheres dependendo do tempo de permanência.

“Os astronautas demonstram incrível capacidade de recuperação e adaptabilidade em resposta à longa duração do voo espacial”, disse Jennifer Fogarty, cientista-chefe do Programa de Pesquisa Humana do Centro Espacial Johnson da Nasa nos EUA.

“Isso permitirá missões de exploração bem-sucedidas com astronautas saudáveis ​​e prontos para o desempenhar seus papéis. A Nasa está procurando desenvolver o que aprendemos com astronautas que ficaram no espaço por mais de 250 dias. A missão ampliada de Christina fornecerá dados adicionais para o Programa de Pesquisa Humana da Nasa e continuará a apoiar futuras missões à Lua e a Marte. ”

A estação espacial

A Estação Espacial Internacional (EEI) gira ao redor da Terra a cerca de 28 mil quilômetros por hora, a uma distância de 400 quilômetros da superfície, e completa 16 órbitas ao dia.

A EEI pesa atualmente cerca de 400 toneladas e tem 100 metros de comprimento e 80 de largura. O espaço habitável equivale a uma casa com seis quartos, dois banheiros e uma academia, e a tripulação oscila entre três e seis pessoas, embora já tenha abrigado 13 pessoas.

 

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: