O prefeito de Formiga, Eugênio Vilela, atento as necessidades da população, encaminhou o Ofício 0393/2021 ao Diretor-Geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG), solicitando o adiamento da aplicação do reposicionamento tarifário da conta de água por 90 dias. Nesta quinta-feira (10), a ARISB-MG respondeu o Ofício, atendendo ao pedido do Executivo Municipal.

O estudo econômico-financeiro realizado pela ARISB-MG apontou a necessidade de reposicionamento tarifário num percentual de 14,68%, considerando uma projeção para o período de fevereiro de 2021 a janeiro de 2022.

No Ofício, a prefeitura destacou que “em que pese os critérios e parâmetros considerados para indicação do respectivo percentual, merece atenção especial a pandemia do coronavírus, causador da Covid-19. São notórias as implicações deste cenário à vida da população mundial, cuja formiguense não é exceção. A renda da maioria da população brasileira caiu drasticamente, sem que, todavia, seus compromissos financeiros sofressem a mesma diminuição”.

Foi destacado ainda que “é imperioso reconhecer que a incidência deste reposicionamento nesse exato momento trará tão somente impactos negativos à vida do cidadão formiguense, motivo pelo qual solicito a Vossa Senhoria que seja verificada a possibilidade de postergar a aplicação do respectivo reposicionamento tarifário em 90 dias, momento em que se espera que haja mudanças positivas no cenário da pandemia”.

Em resposta, a ARISB-MG acatou o pedido do executivo. “Impõem-se, em caráter excepcional, por 90 dias, a postergação do início da aplicação do índice de reposicionamento tarifário”.

Fonte: Prefeitura de Formiga

COMPATILHAR: