Redação Últimas Notícias

A busca de beneficiários pelo auxílio emergencial, liberado pelo governo federal em tempos de isolamento social, tem provocado uma corrida até as agências bancárias, onde aglomerações e filas imensas têm se formado, contrariando as orientações dos órgãos de Saúde sobre a prevenção de infecções pelo novo coronavírus (Covid-19).

Diante dessa situação, o Ministério Público de Formiga, na pessoa da promotora Clarissa Gobbo dos Santos, emitiu recomendação no dia 7 de abril (05/2020), para que a Caixa – instituição bancária onde é paga a maior parte dos benefícios, tomasse providências quanto ao atendimento presencial para acabar com as filas e aglomerações.

Nesta semana, o Últimas Notícias entrou em contato com o gerente local da Caixa e foi informado sobre as medidas tomadas diante da recomendação do MP.

Agendamento

Os atendimentos passam a ser agendados pelos telefones (37) 3329-6650 ou WhatsApp (37) 99941-1761.

Os agendamentos serão feitos de 9h às 13h. Os atendimentos ocorrerão em espaços de 5 minutos por cliente.

Horário de atendimento

A Caixa atenderá das 10 às 11h, apenas idosos e integrantes de grupos prioritários; demais usuários serão atendimentos de 11h às 14h.

Atendimento expresso

Esse tipo de atendimento ocorrerá em caso de:

 Entrega de cartão e senha de conta.

Entrega de cartão e senha do Bolsa Família.

Dar entrada em FGTS empregada doméstica.

Recebimento de Documento de Manutenção do Nis (DMN) pronto.

Atendimento de caixa

 Pagamento de seguro desemprego.

Pagamento de FGTS com a chave de acesso e no dia correto

Saques Bolsa família sem cartão

Representar cheque ou buscar cheque.

Para atendimento nos Caixas é fundamental que o cliente tenha feito cartão de poupança aberta nas loterias para evitar o atendimento nos próximos meses.

Calendários de pagamentos

A Caixa ainda divulgou informações que podem facilitar a vida de quem terá acesso a ajuda mensal, por três meses, que está sendo paga ao custo de R$98 bilhões a 30 milhões de pessoas, conforme estimativa do banco. São pessoas que estão desempregadas, trabalham na informalidade (sem carteira assinada) ou não tem qualquer renda (os chamados desalentados, ou seja, saíram das estatísticas das pesquisas sobre mercado de trabalho).

Bolsa Família

Aqueles que recebem o Bolsa Família têm avaliação de elegibilidade automática e receberão o crédito do auxílio no mesmo calendário e da mesma forma do benefício regular. Entre o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, será creditado o benefício de maior valor, para todos que tiverem direito.

Cadastro Único

Os inscritos no CadÚnico até 20 de março, que não recebam o Bolsa Família e que tiveram os critérios de elegibilidade verificados pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) receberão o Auxílio Emergencial na Poupança Social Digital da Caixa ou em conta no Banco do Brasil, incluindo neste grupo as mulheres chefes de família monoparental.

No caso da Poupança Social Digital Caixa, os créditos ocorrerão conforme a data de nascimento.

As três parcelas do governo deverão ser depositadas até o dia 29 de maio.

Poupança Digital Caixa

 A Caixa abrirá automaticamente a Poupança Digital para os brasileiros considerados aptos a receber o auxílio emergencial de R$600 e que ainda não recebiam nenhum auxílio do governo. Os que receberem o crédito por meio dessa conta poderão, por exemplo, pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. É possível também efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias.

O acesso e movimentação da Poupança Digital Caixa ocorrerá pelo app Caixa Tem, disponível nas lojas de aplicativos Google Play e App Store. Para utilizar o aplicativo, que tem fácil navegação e baixo consumo da memória do celular, basta que o usuário se cadastre utilizando o CPF.

Além de movimentar a poupança digital, será possível consultar FGTS, PIS, Bolsa Família, entre outros serviços. Na data prevista para início do saque em espécie, o cliente terá esta opção habilitada no aplicativo Caixa Tem. Bastará informar o valor a ser retirado e será gerado um código autorizador para saque nos caixas eletrônicos e/ou casas lotéricas.

Saque em espécie

Com o objetivo de se evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, expondo empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio, a Caixa escalonou o calendário de saque.

Lembramos que os recursos creditados na Poupança digital podem ser utilizados através do app Caixa Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços.

Confira o calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas:

 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro

 28 de abril – nascidos em março e abril

29 de abril – nascidos em maio e junho

30 de abril – nascidos julho e agosto

04 de maio – nascidos em setembro e outubro

05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Mais informações

 auxilio.caixa.gov.br Central de Atendimento Caixa – 111 Central de Atendimento do Ministério da Cidadania – 121.

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