O Aterro Sanitário de Formiga foi indicado como uma das ?boas práticas? desenvolvidas em Minas Gerais. A indicação faz parte de uma pesquisa científica desenvolvida pela Universidade Federal de Pernambuco, denominada de ?Análise das Diversas Tecnologias de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão?. Este projeto está sendo executado com o apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio de financiamento não reembolsável com recursos do Fundo de Estruturação de Projetos do BNDES (FEP).
O objetivo principal da pesquisa é abordar, dentro de cada possibilidade, a dimensão econômica, tecnológica e de mercado, oferecendo alternativas para o tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos no Brasil.
Para a elaboração foram estabelecidos núcleos, sendo um deles o Sudeste, que inclui os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Foram pré-selecionadas entre sete e oito tecnologias denominadas de ?boas práticas?, que receberão visitas técnicas para a obtenção dos dados/indicadores constantes de uma planilha padronizada, para subsidiar informação aos interessados.
Após a coleta e análise desses dados, a coordenação da pesquisa adotará as soluções já testadas pelos ?escolhidos?. Dentre os objetos de estudo, a grande maioria é guiada pela iniciativa privada, o que colocou o aterro de Formiga em classificação dupla, pois além de adotar tecnologias avançadas, é gerido pelo poder público, o que derruba a tese de que só a iniciativa privada consegue bons resultados nessa área.

COMPATILHAR: