O Aterro Sanitário Areias Brancas, localizado na comunidade de Serrinha, em Formiga, será inaugurado nesta sexta-feira (7), às 10h. O custo total foi de aproximadamente R$ 2 milhões. A obra era há muito tempo esperada e vai resolver parte dos problemas ambientais de Formiga, principalmente adequar a disposição do lixo urbano. Atualmente, em Formiga, são produzidas 42 toneladas de lixo por dia.
A programação para a inauguração do aterro conta com diversas atividades e terá início às 10h, no Lions Clube, onde será feita uma explanação sobre a obra, com apresentação de slides. De lá, os convidados sairão com destino ao Aterro Sanitário Areias Brancas. Três ônibus serão disponibilizados para levarem as autoridades e convidados.
No local, ocorrerá o descerramento de placas da usina de triagem e do aterro. Em seguida, os presentes voltarão ao Lions para a assinatura dos decretos de criação das Unidades de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Mata da Lagoa do Fundão e Monumento Natural Ilha das Pedras.
Segundo informações da administração municipal, cerca de 150 pessoas já confirmaram a presença para a inauguração, entre prefeitos da região, inclusive de cidades que deverão fazer um consórcio intermunicipal para disposição no aterro; deputados; representante do Conselho de Política Ambiental (Copam); secretário de Estado de Meio Ambiente e representante do Ministério do Meio Ambiente.
A vida útil do Aterro Sanitário, quando ele foi projetado, seria de 21 anos. Porém, se for efetivado o consórcio intermunicipal, pode haver uma diminuição, já que aumentaria a demanda de lixo. Em contrapartida, os municípios da região irão ajudar nas despesas com o aterro. O município também irá melhorar o ICMS Ecológico com a inauguração do Aterro Sanitário.
O trabalho realizado pela Secretaria de Gestão Ambiental começou na gestão passada, quando o secretário era o Edson Toledo, e foi concluído pelo atual secretário, Paulo Coelho.

Imprimir
Comentários