Para comemorar o Dia das Crianças, os cursos de serviço social, engenharia ambiental e sanitária, fisioterapia, medicina veterinária e pedagogia do Unifor-MG promoverão, neste sábado (19), a atividade de extensão Criança Viva! Das 8h às 14h, serão realizadas diversas atividades lúdicas, recreativas e festivas com as crianças do bairro Recanto da Praia.

O curso de serviço social realizará o levantamento socioeconômico dos moradores daquela comunidade. Os alunos do curso de engenharia ambiental e sanitária desenvolverão atividades de conscientização ambiental, gincanas para arrecadação de lixo e resíduos, oficinas de reciclagem, dentre outros. Os acadêmicos conseguiram dezenas de brinquedos que serão doados às equipes participantes (que serão formadas no local) e outros materiais que serão doados aos demais participantes.

Os alunos dos cursos de fisioterapia e de medicina veterinária também distribuirão brinquedos. Ambos os cursos fizeram campanha de arrecadação em eventos realizados no Unifor-MG. Já o curso de Pedagogia desenvolverá atividades recreativas com as crianças.

A proposta foi apresentada pela coordenadora do curso de serviço social, Flávia Gonçalves Canesqui. Segundo a coordenadora, desde 2010, o curso desenvolve esse tipo de atividade em bairros periféricos da cidade de Formiga, tanto para aprofundar a concepção de Desenvolvimento de Comunidade (DC), como também para criar uma oportunidade de estágio obrigatório para os alunos de graduação que trabalham em tempo integral durante a semana.

Com base nisso, foi proposta a realização de um dia festivo para comemorar o Dia das Crianças, que foi celebrado no último sábado, 12 de outubro, a fim de tentar fortalecer o vínculo entre comunidade e universidade.

No Dia da Responsabilidade Social, que foi realizado no dia 21 de setembro, com várias atividades por diversos cursos do Unifor-MG, os alunos do curso de serviço social e de medicina veterinária já fizeram uma ação no bairro Recanto da Praia.

COMPATILHAR: