Pode ser que os estudiosos da área da saúde descubram uma forma de retardar esse envelhecimento, que os cientistas acreditam estar relacionado com estruturas localizadas nas extremidades dos cromossomos – os componentes do núcleo da célula responsáveis pela transmissão das características hereditárias -, chamadas telômeros.
Essas estruturas consistem em milhares de fragmentos idênticos de DNA, enfileirados como as contas de um colar. Durante a divisão celular, os cromossomos são duplicados, de forma que as células-filhas recebem um patrimônio genético idêntico ao da célula-mãe. Mas, a cada duplicação, os cromossomos perdem uma parte de seus telômeros, até que estes chegam a um tamanho crítico, a partir do qual a célula para de se dividir. É o encurtamento dessas estruturas que provoca o envelhecimento das células.
Um estudo alemão divulgado no periódigo científico ?Circulation? indicou que a prática regular de exercícios físicos previne o encurtamento dos telômeros, estrutura da célula envolvida na reprodução celular. Dessa forma, podem atrasar o envelhecimento celular porque quanto mais longo o telômero, mais eficaz.

COMPATILHAR: