Nesta quinta- feira (29), a coordenação e funcionários das três bibliotecas públicas de Formiga tiveram a iniciativa de criar o evento Árvore de Livro, em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A exposição ocorreu na Praça São Vicente de Férrer, das 8h30 às10h30. Vários alunos e professores de diversas escolas da cidade conferiram as atividades.
Dentre elas, estão às exposições de livros infantis colocados nas árvores, peças de teatro, declamação de poesias, fantoches. A coordenadora das bibliotecas, Zoé Selma Rodrigues, conta que o objetivo foi incentivar de uma maneira lúdica a leitura ao ar livre e a importância do meio ambiente na vida das pessoas. Esta iniciativa surgiu devido à exposição estar relacionada com o incentivo à leitura, aliada com a preservação do meio ambiente. A intenção dos organizadores é conscientizar as crianças sobre esta causa ambiental. O nome da exposição, ´Árvore do Livro´, abraça essa medida. Ocorrendo a preservação, as árvores irão dar frutos, assim haverá a colocação dos livros e consequentemente as crianças manterão a leitura em dia. Seria basicamente um ciclo, afirma.
Outra situação inusitada no evento foi que as árvores da praça tiveram suas espécies escritas em placas. De acordo com o professor de artes circenses, Edson José Ferreira, mais conhecido como Rachid, a organização decidiu nomear as diversas árvores para despertar a curiosidade dos meninos sobre a origem das árvores. Cada árvore possui uma característica, uma função. Assim as crianças ficam cientes sobre a importância em conservá-las e ao mesmo tempo adquirem conhecimentos, comenta.
Classificação das árvores centenárias
Canjerana-Sua madeira é utilizada para a construção de canoas. Madeira forte e resistente a umidade.
Ipê branco- Símbolo do Brasil, árvore em extinção. Pau Ferro- Extremamente forte
Pau Brasil- Faz parte desde o descobrimento
Magnólia- Inspirou nome de mulher
Espatodéia(Maria Mijona)- Por ser venenosa, é uma ameaça para o beija- flor, que ao extrair o néctar das flores, acaba contraindo o veneno e morre em seguida.
Quaresmeira- Utilizada para tingir roupas.
Flamboyant- Árvore ornamental

COMPATILHAR: