Gabriela Melo, 14 anos, 1,65m, é a única representante de Minas na seleção brasileira de basquete sub-15. Jogadora do time de São Lourenço, no Sul de Minas, ela foi convocada junto a outras 19 atletas. Todas já estão concentradas e treinando em São Sebastião do Paraíso, também no Sul do Estado, no Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Base do Basquete Brasileiro, na Arena Olímpica da cidade.
Os treinos, comandados pela ex-jogadora da seleção brasileira Janeth Arcain, tiveram início no dia 21 de outubro e vão até 12 de novembro. Até lá, serão definidas as 12 atletas que participarão do 17º Campeonato Sul-Americano Sub-15 Feminino, que será realizado em Trinidad, no Uruguai, de 16 a 20 de novembro. O Sul-Americano Sub-15 classifica quatro equipes para a Copa América / Pré-Mundial Sub-16 de 2011.
?Hoje vejo o basquete como um futuro pra mim?, afirma Gabriela, que joga como armadora. Natural de São Paulo, ela começou a jogar basquete aos nove anos, por incentivo do pai. Hoje, ela recebe, além do incentivo da família, o apoio do Minas Olímpica Oficina de Esportes, de iniciativa da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej). O programa promove o esporte nas suas diferentes modalidades, gerando condições de infraestrutura, equipamentos, materiais, metodologias e de recursos humanos para que o aluno-atleta desenvolva sua trajetória esportiva.
?Por meio de convênios entre a Secretaria e instituições esportivas do Estado, o Minas Olímpica oferece maiores condições para os atletas desenvolverem as atividades. A expectativa é que, com o auxílio do programa, Minas Gerais consiga bons resultados já na próxima olimpíada?, conta o diretor de Esporte Olímpico da Seej, Cássio Gustavo de Castro.
Gabriela Melo faz parte do total de 2.599 atletas que estão sendo beneficiados pelo Minas Olímpica este ano. O programa foi criado em dezembro de 2005 pelo Governo de Minas Gerais, e promove, ainda, a inclusão social e o protagonismo juvenil. Atualmente, a Seej mantém 33 oficinas em 29 municípios, sendo uma delas unidade paraolímpica.

Destaques
Não é só no basquete que Minas Gerais está bem representada. Além de Gabriela, 59 atletas beneficiados pelo programa Minas Olímpica Oficina de Esportes foram convocados para as seleções Nacional e Mineira e 71 participaram de competições nacionais e internacionais.
Na natação, chama a atenção o desempenho de Jackson Júnior Silva Cândido. Ele conquistou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Inverno nos 50 metros nado livre e, no mesmo torneio, levou também o terceiro lugar nos 100 metros nado livre. Pedro Goulart, também na natação (Mackenzie de Belo Horizonte), acaba de bater o recorde estadual na prova dos 200 metros nado peito, no Campeonato Mineiro de Natação, categoria Juvenil I.
Foram destaque, ainda, em competições nacionais, outros atletas do programa. No voleibol, a atleta Gabriela Braga Guimarães, do Mackenzie Esporte Clube (BH) e da Seleção Brasileira, que venceu o Campeonato Sul-Americano Infanto. Eberth da Silva Silvério, do Clã Delfos de Belo Horizonte, também se sagrou campeão do 1º Troféu Brasil Juvenil Interclubes nos 3 mil metros com obstáculos e campeão mineiro sub-23 nos 10 mil metros rasos. Atleta da Seleção Mineira Juvenil, ele é, ainda, recordista estadual do sub-23 nos 3 mil metros com obstáculos. Fábio Teixeira Andrade Vieira, também do Clã Delfos, foi o vencedor da prova de 1.500 metros rasos no Campeonato Brasileiro Sub-23 de atletismo, assim como Adriana Cristina Silva da Luz, campeã da prova de 5 mil metros rasos no Brasileiro Juvenil e vice-campeã nos 5 mil metros rasos no Brasileiro Sub-23.

Taekwondo
O taekwondo revelou mais campeões entre os atletas beneficiados pelo programa. No Campeonato Brasileiro Juvenil, Bruno Oliveira Rocha foi o campeão na categoria 78 kg; Clever Deusdeth Mizael, vice-campeão na categoria 62 kg; e Glaudison Maurício Costa, campeão na categoria 51 kg.
De João Monlevade, a equipe do Sesi Minas também foi vencedora, classificando-se em primeiro lugar geral no Open Brasil de taekwondo, realizado em Santos (SP), com nove medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. Entre os atletas mineiros, destacaram-se Felipe Caldeira de Castro e Beatriz Fernandes Miranda, ambos com a conquista de duas medalhas de ouro, João Paulo Torres, com uma medalha de ouro e uma de prata, Oséas Alexandre Cavalcanti (uma de ouro e uma de bronze) e Wesley Lemos Silva (uma de ouro).
Também conquistaram medalhas no Open Brasil, André Luan de Melo Mendes e Lorena Gonçalves Silva (uma de prata e uma de bronze) e Guilherme Henrique Silvério (uma de prata). O mestre da equipe, José Sérgio Grijó Cavalcanti, que também competiu, conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze.

COMPATILHAR: