Quatro atletas da academia Check-Mat participaram da XIII Copa Leão Dourado, na AABB da Pampulha, em Belo Horizonte nos dias 17 e 18 deste mês, e conquistaram quatro medalhas. O evento contou com a participação de lutadores de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Brasília.
O faixa preta (categoria adulto meio-pesado) Bruno Vieira fez uma luta equilibrada na semifinal contra Marcelo Pontes, atleta da Academia Gracie Barr,a de BH. Depois de escapar de uma justa chave de joelho, Bruno jogou por baixo na guarda e foi para cima do adversário.
Faltando um minuto para o término da luta, Bruno Vieira encaixou uma chave de pé no adversário. O juiz desclassificou o atleta de Formiga, dizendo que não poderia mais apoiar um de seus pés na virilha do oponente, ressaltando que é a nova regra e, assim, ele ficou em terceiro lugar.
O atleta Marcos Túlio da Silva, faixa marrom (categoria máster) leve também não teve sorte e na semifinal perdeu por poucos pontos para o atleta José Eduardo, da Gracie Caveirinha. O atleta formiguense também ficou em terceiro lugar.
Já o faixa roxa Gustavo Biank (categoria adulto médio) não teve sorte e, na pesagem, excedeu o limite de peso, não podendo disputar a competição.
O lutador Matheus Oliveira Diniz, faixa-azul (categoria adulto médio e absoluto) começou o campeonato em sua categoria fazendo três lutas e não tomou conhecimento de nenhum adversário, finalizando todos. Horas depois, Matheus Oliveira, com 78 quilos, entrou no absoluto e teve que enfrentar atletas mais pesados, o primeiro com 100 quilos. O atleta formiguense aplicou um triângulo voador e finalizou sobre o adversário. Logo depois finalizou mais um duro adversário pelas costas.
Na semifinal, o atleta lutou contra um campeão mundial, que vinha finalizando todos os adversários e, mesmo assim, Matheus Oliveira partiu para as costas e finalizou contra o campeão mundial. Na final, Matheus lutou contra o bicampeão mineiro Rodrigo Vilela da Equipe Carlão, de Itaúna. Foi também para as costas e finalizou novamente fazendo dobradinha na categoria e absoluto, se tornando o grande nome da competição e chamando a atenção de todos que ali assistiam ao evento. Matheus Oliveira foi considerado a revelação do campeonato.
? Tenho apenas três anos de treinamento. Este resultado é fruto de um trabalho que venho realizando todos os dias, acordo cedo para treinar e passo a maior parte do meu dia dentro da academia, procurando aperfeiçoar no jiu-jítsu, lembrando que nem kimono eu tinha para treinar, lutei o campeonato com um kimono emprestado e como prêmio do absoluto ganhei um kimono novo. Agradeço a todos que acreditaram em mim, o instrutor Bruno Vieira que me deu o maior apoio, se não fosse ele eu não teria competido?, disse Matheus Oliveira.
Próxima competição
A próxima competição será o Campeonato Mundial da CBJJ de Jiu-Jítsu, que acontecerá em Long Beach, na Califórnia (EUA).
Os atletas Bruno Vieira e Matheus Oliveira irão no consulado de São Paulo, no dia 5 de maio, para tentar o visto, caso aprovado, os dois irão no final de maio para Nova York, onde farão uma preparação com o formiguense campeão mundial Marcelinho Garcia e, de lá, partirão para o mundial, que ocorrerá entre os dias 3 e 6 de junho, na Califórnia.

COMPATILHAR: