Formiga será sede da etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Atletas de 57 cidades participarão dos jogos entre os dias 6 e 11 de julho.
Nesta etapa, participam as escolas campeãs nas modalidades coletivas, os quatro primeiros alunos-atletas de cada módulo e naipe no xadrez, classificados na etapa microrregional, mais as escolas inscritas das seis cidades sedes. Nas modalidades individuais, participam os alunos-atletas inscritos no atletismo e peteca.
Segundo informações do Departamento Municipal de Esportes, os jogos serão realizados no ginásio poliesportivo de Formiga Tênis Clube, no Rincão da Imaculada Conceição (xadrez), ginásio da Escola Estadual Doutor Abílio Machado, Caic, Sesi/CAT/Unifor (atletismo), Vicentão, Country Clube (peteca), Asadef, pista de atletismo do Unifor e Escola Estadual Rodolfo Almeida.
O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2009) é o maior e o mais importante programa esportivo/social do Estado e faz parte do projeto Minas Esporte, do governo estadual. É uma competição esportiva/educacional em que podem participar as escolas com alunos do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios mineiros. Os jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 1995, 1996 e 1997), e Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 1992, 1993 e 1994).
O chefe do Departamento Municipal de Esportes, Samuel Nogueira Neto conta que é a primeira vez que Formiga recebe a fase regional e cerca de 2.500 atletas estarão na cidade. ?Vamos trabalhar para receber muito bem todos e contamos com a participação dos formiguenses para prestigiar esse evento? , comentou.
O JEMG é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas, de forma educativa e democrática. O objetivo dos jogos é instrumentalizar as escolas, por meio de diretores, orientadores pedagógicos, professores, técnicos e pais de alunos para a execução do programa com responsabilidade social e competência técnica.

COMPATILHAR: