As exigências extremas da parte orgânica dos jogadores de futebol fazem com que os atletas corram cerca de 15km em uma partida. Estudos científicos revelam, por exemplo, que os 736 jogadores que estarão defendendo suas seleções a partir do dia 11 de junho, na África do Sul, deverão correr três vezes mais do que aqueles que atuaram na Copa do México, em 1970.
A busca pelo melhor condicionamento físico, para que o jogador tenha um rendimento mais eficaz dentro de campo, pode ter também seus malefícios. Os riscos de contusões crescem muito mais com a sobrecarga de treinos e jogos. Com isso, algumas lesões tornam-se mais populares, como o caso da pubalgia, que aflige o jogador Kaká.
Durante a 10ª temporada da Liga dos Campeões, o craque do Real Madrid e meia da Seleção Brasileira, que era apontado como o motor do time, não conseguiu suprir as expectativas em suas atuações. Logo veio o motivo: Kaká estaria sofrendo de uma pubalgia crônica e seria obrigado a fazer um tratamento fisioterápico especial durante todos os dias até o fim de sua carreira. A lesão consiste em uma inflamação no púbis, osso que fica na bacia. Um dos motivos alegados para a possível lesão é o excesso de empenho físico.

COMPATILHAR: