O Atlético completa 113 anos nesta quinta-feira (25). E o cenário é bem diferente do aniversário do ano passado. Se na temporada 2020 o clube passava por uma mudança geral após seguidos vexames em campo, o Galo atual aposta em um projeto ambicioso para chegar forte e embalado em busca de findar o jejum de grandes títulos – desde a conquista da Copa do Brasil, em 2014, foram apenas três estaduais.

Quando completou 112 anos, o Atlético havia acabado de contratar a dupla Jorge Sampaoli e Alexandre Mattos. Com eles e o apoio financeiro dos “4 Rs” (Rubens Menin, Ricardo Guimarães, Renato Salvador e Rafael Menin), o elenco foi totalmente reformulado. A ideia inicial era montar um time forte em 2020 para reforçar com peças pontuais em 2021 e ser competitivo em busca de taças no ano que antecede a inauguração da Arena MRV – estádio do clube que está sendo construído no bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte. 

No meio do percurso, mudanças aconteceram. O primeiro a deixar o projeto foi Sérgio Sette Câmara, substituído por Sérgio Coelho, presidente que estará à frente do clube na inauguração do novo estádio. 

Com o novo presidente, saíram Alexandre Mattos (opção da diretoria) e Jorge Sampaoli (que rescindiu o contrato para assumir o Olympique de Marselha, da França). O diretorRodrigo Caetanoe o técnico Cuca foram os escolhidos como substitutos. 

Houve mudanças também dentro de campo. Para a nova temporada, astros internacionais como Hulk e Nacho Fernándezchegaram para encorpar o forte elenco alvinegro. 

O objetivo para este ano é bem claro. O Atlético, com um dos elencos mais valiosos do país, precisa lutar (e conquistar) títulos importantes. É desta forma que o clube valorizará a marca e conseguirá atrair mais olhares para a inauguração da Arena MRV. 

Ao mesmo tempo em que empolga os torcedores, o Atlético viverá uma temporada sob pressão. Afinal de contas, pode completar 50 anos sem conquistar o título brasileiro, ambição maior dos dos alvinegros. Além da Série A, o Galo terá as disputas da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.

Comemoração

Por sensibilidade às mais de 300 mil vítimas da Covid-19, o clube alvinegro não vai realizar uma grande comemoração pelos 113 anos.

A celebração será simples. Na sede do clube, ao invés da tradicional vigília na virada do dia 24 para o dia 25, apenas um ‘jogo de luzes’. Nas redes sociais, o alvinegro realizará algumas interações com os torcedores e publicará um vídeo especial.

Fonte: Super Esportes

COMPATILHAR: