Principal jogo da primeira rodada da Série A, o confronto entre Flamengo e Atlético, neste domingo, às 16h, no Maracanã, será um tira-teima do clássico no Brasileirão.

Considerando-se a unificação das competições, promovida pela CBF em 2010, são 68 jogos da maior rivalidade interestadual do país na Primeira Divisão nacional, com 26 vitórias atleticanas, 26 flamenguistas e 16 empates. O Galo leva vantagem nos gols marcados (97 a 85).

Por falar em gols, a artilharia no confronto, no Campeonato Brasileiro, em cada lado, é ocupada simplesmente pelo maior ídolo de alvinegros (Reinaldo) e rubro-negros (Zico).

A história de Atlético e Flamengo no Brasileirão nasceu há mais de 53 anos, no Mineirão, quando a competição tinha o nome de Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) ou Taça de Prata. Em 2 de abril de 1967, o Galo fez 3 a 1 no Urubu, com gols de Lacy, Beto e Ronaldo Drummond. Rodrigues descontou para os cariocas.

Rivalidade

Os duelos mais importantes entre os dois clubes, pelo Brasileiro, foram na decisão do título em 1980.

O Galo fez 1 a 0 no Mineirão, mas perdeu a taça com a derrota por 3 a 2, no Maracanã, num jogo em que reclamou demais da arbitragem.

Se consolidava a maior rivalidade interestadual do futebol brasileiro.

Desde então, o Atlético e Flamengo deixou de ser um jogo qualquer.

Ainda na década de 1980, dentro do Brasileirão, os dois clubes disputaram as quartas em 1986, com o Galo levando a melhor, e as semifinais em 1987, na Copa União, com o Flamengo passando à decisão.

História não falta neste confronto, que pode no domingo ter alguém novamente à frente no retrospecto.

Matéria do Hoje em Dia

COMPATILHAR: