O nervosismo batia na porta de cada atleticano. A tensão era grande no Independência. Mesmo com um atleta a menos durante todo o segundo tempo desta quarta-feira (26), no Horto, o Santa Fè abriu o placar com Pérez. Seria este o indício da primeira queda do Galo na Copa Libertadores? Não! E foi com o dedo do então contestado técnico Paulo Autuori que o time alvinegro conquistou uma heroica virada, por 2 a 1.
Ao promover as entradas de Guilherme e Neto Berola, Autuori desenhava o triunfo do Atlético. Com um toque de extrema maestria, o camisa 17 serviu Jô, que deixou tudo igual no marcador. E na bacia das almas, Berola fez um golaço. Com um chute, meio de bicicleta, meio de voleio, o velocista transformou toda a apreensão da Massa em alegria.
Foi a deixa para os gritos de ?caiu no Horto, tá morto? voltarem a serem entoados numa Libertadores. Uma frase que diz o que representa o Galo atuando no Independência. O time mineiro não sabe o que é derrota em partidas válidas pela competição sul-americana na nova Arena. Por enquanto, são seis vitórias e um empate, contabilizando os confrontos das edições 2013 e 2014 no estádio.
Com o triunfo desta quarta, o Atlético chegou a seis pontos, na liderança da chave 4. A equipe volta suas atenções para o Campeonato Mineiro. No sábado, o alvinegro encara o Villa Nova, no Castor Cifuentes.
O jogo
Não faltou garra, disposição e chances de gol ao Galo no primeiro tempo. Através de uma incrível marcação sob pressão, o time alvinegro sufocou a saída de jogo dos colombianos. Mesmo assim, o Atlético encontrava dificuldades em penetrar a área adversária por meio da troca de passes.
O jeito era arriscar de fora da área ou investir nos cruzamentos. Tardelli, Josué e Fernandinho chegaram a assustar o goleiro Vargas com chutes de longe. Mas foi com Otamendi que o Atlético quase abriu o placar. Após cobrança de falta de Ronaldinho, o zagueiro argentino obrigou o goleiro a fazer uma defesa milagrosa.
Apesar do placar em branco no primeiro tempo, um lance no finalzinho da etapa inicial renovou as esperanças dos torcedores. Por ter agredido Otamendi, Medina acabou sendo expulso.
Mesmo um atleta a menos em campo, o Santa Fe abriu o placar no segundo tempo. De longa distância, Pérez acertou um belo chute, no canto esquerdo de Victor.
Do banco de reservas, veio a salvação alvinegra. Com extrema categoria, o suplente Guilherme encontrou Jô na área. O grandalhão não perdoou e deixou tudo igual.
Neto Berola entrou na vaga do exausto Fernandinho com o intuito de dar mais velocidade ao ataque. E a estrela do reserva brilhou forte. Num lance de plasticidade, Berola anotou o tento da virada, provocando uma onda de festa no Horto.

COMPATILHAR: