Da redação

Em todo país ocorre na manhã desta quarta-feira (15) manifestações contra a Reforma da Previdência. Em Formiga, professores das escolas estaduais do município juntamente com pais e alunos se concentraram na praça Ferreira Pires, por volta das 8h.

Munidos com apitos, faixas e cartazes com dizeres como: “Não volta para Brasília se retirar nossa aposentaria”, “Não à PEC da Bengala” e “Temer essa conta não é minha”, os manifestantes percorreram as principais ruas do Centro e estão reunidos na praça Getúlio Vargas.

Outra manifestação está marcada para ocorrer as 10h30 no município, na ocasião, professores das escolas municipais e demais servidores irão para as ruas em ato contra a reforma.

Todas as escolas públicas da cidade  suspenderam as aulas e segundo o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor) os servidores municipais paralisaram os serviços durante a manhã desta quarta.

Nas principais capitais do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte serviços foram paralisados e ruas, avenidas e até rodovias foram bloqueadas por manifestantes contrários às reformas.

Reformas do governo federal

O governo Temer detalhou, no fim do ano passado, pontos da reforma que quer promover na Previdência Social. O texto em apreciação no Congresso Nacional prevê, entre outras coisas, o estabelecimento de 65 anos como idade mínima para os contribuintes reivindicarem a aposentadoria.

Ainda em 2016, o governo federal apresentou uma proposta para também mudar a legislação trabalhista. Uma das ideias é permitir que negociações coletivas se sobreponham à lei. Em caso de acordo entre patrão e empregado, por exemplo, a jornada de trabalho poderia chegar a até 220 horas por mês (nos casos de meses com cinco semanas).

(Foto: Reprodução Whatsapp)

COMPATILHAR: