A Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), militares do 63º Batalhão da Polícia Militar e funcionárias do Creas e do Cras promoveram, nessa segunda-feira (24), na praça Getúlio Vargas em Formiga, mais um ato de conscientização contra a violência doméstica.

Uma funcionária do Cras foi maquiada, como se tivesse sofrido agressões físicas, despertando em quem passasse pelo local uma reflexão sobre os abusos contra a mulher. 

Mulheres que já foram atendidas pelo Programa de Proteção destacaram a importância do trabalho realizado no município.

Neste mês, a Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) completou 14 anos e, por esse motivo, agosto se tornou um marco jurídico de conscientização à denúncia e mobilização da sociedade para coibir todas as formas de violência contra a mulher.

Vale lembrar que, ao longo dos séculos, as mulheres têm sido privadas do exercício dos direitos humanos, sendo submetidas à violência, sob as mais diversas formas como física, sexual, psicológica e econômica.

Várias pesquisas mundiais apontam que metade das vítimas de homicídio é morta pelo marido ou parceiro, atual ou anterior. Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) realizado em 11 países constatou que a porcentagem de mulheres submetidas à violência sexual por um parceiro íntimo varia de 6% no Japão a 59% na Etiópia.

A Polícia Militar está sempre à disposição para proteger mulheres que se sentirem abusadas ou ameaçadas.  Os canais de comunicação são os telefones 190 (para urgência e emergência) e 180 e 181 para denúncias.

Fonte: Polícia Militar

COMPATILHAR: