Os moradores dos bairros Vila Nova das Formigas e Geraldo Veloso, que vivem na região que tem ganhado fama devido os altos índices de criminalidade, não conseguem ter problemas simples, como a instalação de postes de iluminação pública, resolvidos.
A rua que liga os dois bairros, que ainda não possui nome, é uma das mais perigosas da localidade por não possuir iluminação pública, o que tem dificultado e colocado em risco a vida dos moradores. A via é usado para o uso e venda de drogas e para esconderijo após crimes de furto. Pessoas também já foram abordadas e roubadas no local.
Em contato com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), os moradores foram informados que o serviço já deveria ter sido feito por uma empresa terceirizada que já havia sido paga pelo serviço e que recebeu o valor de R$20 mil divididos em quatro parcelas para instalar os postes. Foram informados ainda, que não era possível precisar a data de realização dos trabalhos uma vez que o serviço não dependia diretamente da Cemig.
Em contato com a assessoria de comunicação da empresa, em Divinópolis, o jornal apurou que, o acordo para a realização do serviço foi feito entre a empresa Engelmig e Prefeitura Municipal. Em nota, a Cemig informou que ?A Cemig recebeu para análise o processo de construção ? que é constituído por projeto e documentação ? em 13 de outubro de 2014, e o reprovou, pois não estava de acordo com a Resolução Normativa 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em dezembro do mesmo ano, a Engelmig enviou novamente o processo à Cemig, mas ele continuava inadequado às normas da Aneel, o que gerou a sua devolução à empreiteira. A Companhia esclarece que, no momento, o processo se encontra novamente em análise, com previsão para retorno à Engelmig até 16 de fevereiro de 2015?.
O jornal entrou em contato com a Prefeitura para saber se algo está sendo feito para acelerar a instalação dos postes de iluminação pública na rua de ligação entre os bairros, e foi enviada a seguinte nota: A respeito da iluminação pública na via de ligação entre os bairros Geraldo Veloso e Vila das Formigas, a Prefeitura de Formiga esclarece que já executou toda a sua parte nesse trabalho. O projeto já está pronto, numa parceria entre a Prefeitura e a Construtora D?Ávila Reis. O pagamento já foi feito, inclusive. Serão instalados cinco postes no local. A conclusão do trabalho depende agora da empreiteira que presta serviços à Cemig e da própria companhia. Nenhuma pendência foi informada pela Cemig à Prefeitura, que tem acompanhado de perto a situação.
Sem a Cemig ou o município assumirem a responsabilidade pela instalação dos postes, a população permanecerá com a rua às escuras, esperando uma solução que já se arrasta há mais de um ano.

COMPATILHAR: