Por Paulo Coelho

A pedido do prefeito Eugênio Vilela, a Câmara Municipal promoveu na quarta feira (11), uma audiência pública para debater o Projeto de Lei 335/2019, que autoriza o município a financiar quase R$10,9 milhões junto à Caixa Econômica Federal para a construção da nova barragem de captação d’água.

A reunião foi presidida pelo vereador Evandro Donizetti (Piruca) e secretariada pelo vereador José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha).

Estiveram presentes, membros do alto escalão municipal e da autarquia que explicaram os detalhes sobre a obra proposta e as razões que justificaram tal escolha. Perguntas formuladas pela plateia formada por populares, representantes de entidades convidados e vereadores, foram respondidas pelo prefeito Eugênio, pelo diretor do Saae, Flávio Passos e pelo engenheiro responsável pelo projeto de construção da nova barragem, Marlon Batista.

Os vereadores Evandro Donizetti da Cunha (Piruca/PSL), Cabo Cunha/PMN, Joice Alvarenga/PT, Sidney Ferreira/PDT e Sandrinho da Looping/PDT também participaram da audiência e fizeram questionamentos. O vereador Mauro César/SD, acompanhou apenas a abertura dos trabalhos.

Os ex-diretores do Saae, Paulo Coelho, Gonçalo Faria e Sérgio Lasmar também apresentaram alguns questionamentos após a explanação feita pelo prefeito que detalhou a necessidade e a forma do financiamento e pelo diretor do Saae, que explanou sobre a parte técnica relativa à execução do projeto, contando com auxílio do projetista que também discorreu a respeito.

Cidadãos presentes também encaminharam algumas perguntas, mais notadamente sobre como e quando se iniciarão as providências relacionadas com o processo de indenização das áreas que serão alagadas com o novo barramento a ser construído.

Com a realização da audiência e os devidos esclarecimentos das dúvidas levantadas, o Projeto de Lei 335/2019 segue tramitando na Câmara junto às comissões permanentes para receber os devidos pareceres para que possa ser encaminhado para votação em plenário.

As obras, uma vez iniciadas, deverão ter a duração de seis meses para conclusão. Porém, o início das mesmas só ocorrerá após a liberação do processo pela Caixa Econômica, que depende ainda da obtenção do licenciamento ambiental, ainda em andamento junto à Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram).

Concluída a obra e o lago a ser formado a partir da nova barragem estando com volume de água armazenado no máximo, segundo informou Flávio Passos, mesmo que ocorra um período de seca total (condição extrema de seca do rio), ainda assim, num período de 150 dias, sem que haja necessidade de racionamento ou da adoção de medidas restritivas de consumo, o Saae terá disponível água bruta capaz de suprir as necessidades de fornecimento à cidade, sem maiores problemas.

COMPATILHAR: