Nesta quinta-feira (26) será realizada em Formiga uma audiência pública para a apresentação do prognóstico do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago de Furnas.
Técnicos da Fundação de Pesquisa e Assessoria à Pesquisa (Fupai), de Itajubá, apresentarão dados referentes às águas de toda a bacia hidrográfica.
De acordo com informações da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), os pesquisadores fizeram uma estimativa do consumo de água na região até o ano de 2030, considerando o abastecimento público, abastecimento rural, abastecimento urbano e consumo industrial, entre outros fatores. Ainda foi feita uma avaliação da quantidade de água disponível, quais são as sub-bacias que podem ter conflitos pela água no futuro e se, em algum caso, há risco de ultrapassagem do limite de água que se pode retirar dos rios por meio de outorgas. Além disso, foi realizado um estudo da poluição das sub-bacias, principalmente devido ao aumento da população.
Na oportunidade, será apresentada a próxima fase do plano, que consta das metas a serem alcançadas relacionadas à qualidade e quantidade da água da bacia.
O Plano Diretor de Recursos Hídricos é uma realização da Alago com apoio técnico do Instituto Mineiro de Gestação das Águas (Igam) e Fórum das Instituições de Ensino Superior da Região do Lago de Furnas (Fórum-Lago), com recursos financeiros do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro).
O secretário executivo da Alago, Fausto Costa, ressalta a importância da participação da comunidade. ?O momento é importante para conhecer e sugerir ações para a preservação e conservação das águas da região do Lago de Furnas? , alerta Fausto.

COMPATILHAR: