A aula inaugural do curso de arquitetura e urbanismo foi promovida no dia 26 de fevereiro, na Sala de Multimeios 2, para os alunos do primeiro ano do curso. O evento teve como finalidade introduzir métodos de trabalho pertinentes ao curso, bem como apresentar as possíveis áreas de atuação, após a formação do discente e a inserção do profissional no mercado de trabalho.
A coordenadora do curso, professora Hiveline Canan, iniciou a aula inaugural com as boas-vindas aos novos alunos e apresentou o tema a ser abordado: ?A diversidade da atuação do arquiteto?. Logo em seguida, passou a palavra para a professora Marianna Costa Mattos, convidada a apresentar a aula em questão.
Marianna Mattos iniciou sua apresentação com um enfoque motivacional, buscando interagir com os alunos e discutir sobre o motivo pelo qual eles escolheram o curso. Ela também apresentou conceitos sobre arquitetura e urbanismo, juntamente a um breve histórico da profissão.
Em sua explanação, a professora comentou sobre as 11 áreas de atuação profissional, dentre elas: concepção e execução de projetos de arquitetura e reforma, arquitetura de interiores, projetos paisagísticos, projetos voltados ao patrimônio histórico e cultural, planejamento urbano, topografia, bem como serviços de consultoria voltados aos campos de tecnologia e resistência dos materiais, desenvolvimento de estruturas, conforto ambiental, dentre outras.
Também foram abordados assuntos sobre a função do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e das entidades de classe e sindicais, voltadas aos profissionais de arquitetura, bem como aos alunos.
A aula inaugural foi encerrada com um vídeo didático e motivacional, mostrando depoimentos de professores, alunos e profissionais da área, a fim de aproximar os discentes deste universo acadêmico, seus desafios, fascínios, dificuldades e possibilidades de sucesso.

COMPATILHAR: