O Comitê Extraordinário Covid-19, grupo de trabalho que acompanha a pandemia no Estado, aprovou o retorno das atividades escolares para cidades que estiverem na onda vermelha do Minas Consciente, plano criado para a retomada gradual e segura da economia. A Macrorregião Oeste, que Formiga faz parte, é uma das 12 macrorregiões que estão na Onda Vermelha.

Conforme a última deliberação, 12 das 14 macrorregiões serão mantidas na fase vermelha. São elas: Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Sul, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul.

Já a Sudeste e Vale do Aço deverão permanecer na onda amarela.

A decisão foi tomada após uma análise criteriosa dos dados relacionados à pandemia. Segundo informações apresentadas na quinta-feira (1), a incidência da Covid-19 em Minas Gerais reduziu 22% nos últimos 14 dias e 9% na última semana. Já o número de solicitações de internações diminuiu 22,64%.

Rede municipal de ensino

De acordo com o Departamento de Comunicação Municipal, as aulas presenciais, da rede municipal de ensino, só voltarão após a aplicação da segunda dose do imunizante contra à Covid-19 nos profissionais que trabalham no setor.

Nos próximos dias, haverá uma reunião entre membros da Secretaria de Educação e Esportes, a classe educadora e os pais e responsáveis pelos estudantes para definir a situação das escolas municipais.

Nesta semana, a Secretaria de Educação fez melhorias nas escolas municipais para um possível retorno presencial.

Rede estadual de ensino

A secretária de Estado de Educação, Julia Sant´Anna, que também participou da reunião do Comitê Covid, destacou que a rede estadual de ensino está bem formada e preparada para o retorno das atividades.

“Os dados que temos atualmente nos dão segurança para essa volta. Vamos intensificar ainda mais os cuidados levando em conta esse possível aumento de alunos nas salas. No sistema estadual, nas últimas duas semanas, desde que iniciamos uma volta gradual, os resultados são satisfatórios. Somente nos primeiros sete dias contabilizamos 81 unidades escolares e cinco mil estudantes. E foram poucos os incidentes relacionados à doença, mas todos acompanhados de perto e todo apoio foi dado”, enfatizou.

Fonte: Agência Minas/Decom

COMPATILHAR: