O Setor de Controle de Endemias divulgou o resultado do quarto Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LirAa) deste ano no município de Formiga.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 26 deste mês e ficou constatado que o município encontra-se em estado de alto risco de epidemia de dengue.

Segundo informações do gerente de Endemias, Carlos Antônio de Castro, o índice de infestação predial nesta quarta fase foi de 5,5, número maior do que o índice do terceiro levantamento realizado entre os dias 6 e 9 de agosto e que totalizou 2,5.

As estatísticas apontam que, com resultado entre 0 e 0,9, o município enquadra-se em situação de baixo risco. De 1,0 a 3,9, é médio risco e, acima de 4,0, é considerado alto risco.

Carlos informou que o trabalho foi feito em 1.787 imóveis, entre residências, terrenos baldios e comércios. “A maioria dos focos que encontramos foi nas residências, 95% do total. Eles estão mais presentes em depósitos ao nível do solo e fixos, como tanques, tambores, calhas e lajes. Depois, vêm os focos em depósitos móveis, como recipientes plásticos, garrafas, latas e sucatas; e, por último, em pneus”, explicou.

Foto: Prefeitura/Divulgação

 

Ações

 O Setor de Endemias intensificará as ações de campo e educativas em combate ao Aedes aegypti. De acordo com a Prefeitura, os agentes realizarão um trabalho diferenciado nos bairros onde o índice foi mais alto. Além do tratamento focal, eles irão reforçar o trabalho educativo nessas localidades.

Segundo o gerente de Endemias, os agentes já estão realizando a aplicação de inseticida (UBV Costal) nas localidades onde estão sendo notificados casos prováveis por dengue. “O objetivo é eliminar o mosquito adulto da região próxima da residência do paciente e evitar novas notificações, caso a sorologia do paciente venha positiva para dengue. Ainda estaremos realizando várias ações educativas com a intenção de mobilizar a comunidade e alertar sobre os riscos, caso não haja prevenção contra a doença”.

A Secretaria de Saúde está buscando também novas parcerias que envolvam um número maior de pessoas na luta contra a dengue. A pasta convoca a população para que também se posicione no combate à dengue, uma vez que a maioria dos focos está nas residências.

COMPATILHAR: