A distribuição de medicamento  em 261 municípios de Minas Gerais foi ampliada. De acordo com a  Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o elenco de medicamentos distribuídos passou de 145 para 340 itens.

Essa distribuição é feita para os municípios que aderiram ao  programa de Regionalização da Assistência Farmacêutica. O programa foi lançado pela SES-MG em agosto de 2015 e entre os resultados positivos já obtidos está a maior agilidade na compra e distribuição dos medicamentos.

Segundo o superintendente de Assistência Farmacêutica da SES-MG, Homero Filho, o desafio de manter as farmácias abastecidas tem sido enfrentado com prioridade. “Logo no início da nova gestão, em janeiro de 2015, o diagnóstico apresentado apontava 165 medicamentos em falta, por problemas na gestão da aquisição. Hoje, esse número foi reduzido para 39 em todo o estado, o menor índice de falta registrado nos últimos anos, e a intenção é que a redução seja permanente”, conta.

A responsabilidade de aquisição dos medicamentos é dividida entre os três entes da Federação, podendo ser municipal, estadual ou federal. O quantitativo atual de itens em falta em Minas representa hoje menos de 10% dos medicamentos cuja responsabilidade de aquisição é do Estado.

Essa primeira fase do processo de entrega dos medicamentos contou com o apoio da Polícia Militar. “O momento atual é de transição e a tendência é a melhoria constante dos serviços prestados. Realizamos um cronograma de distribuição dos medicamentos e esse processo vem acontecendo a contento, conforme planejado”, destaca Homero Filho.

 Orientações para a população

Para informações atualizadas quanto ao abastecimento dos medicamentos padronizados pelo SUS-MG deve-se entrar em contato com o órgão diretamente responsável por sua aquisição. Para os itens cuja responsabilidade de aquisição é do Estado, mais informações estão disponíveis no LigMinas, ao discar 155 e escolher a opção 2 – Secretaria de Saúde, em seguida opção 4 – Farmácia de Todos.

A população pode também consultar informações sobre medicamentos por meio do MG App (disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone), desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais. Entre as funções do aplicativo, o cidadão poderá buscar pelo nome do medicamento ou insumo e saber se este é disponibilizado pela Assistência Farmacêutica do Estado de Minas Gerais. Além disso, também será possível verificar a localização da farmácia regional mais próxima para retirada de medicamentos do componente especializado.

 

COMPATILHAR: