A Austrália vai reconhecer formalmente Jerusalém como capital de Israel. Atualmente, o governo australiano reconhece Tel Aviv como principal cidade israelense. A mudança deve ser oficialmente anunciada nesta quarta-feira (12).

Entretanto, o governo do primeiro-ministro Scott Morrison negou que vá mover a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém, ao menos por enquanto. Em vez disso, a Austrália terá um consulado na cidade disputada por israelenses e palestinos.

Segundo uma fonte ouvida pela rede de televisão australiana SBS, a mudança de sede custaria 200 milhões de dólares australianos.

A ideia havia sido criticada pelo ex-premiê Malcolm Turnbull, antecessor de Morrison. Isso porque a transferência poderia gerar um atrito com a Indonésia, país asiático próximo à Austrália com a maior população muçulmana do mundo.

O presidente indonésio, Joko Widodo, alertou em outubro sobre “sérias preocupações” caso a mudança de embaixada realmente ocorresse.

De Tel Aviv a Jerusalém

Mesmo sem mudar a embaixada, a Austrália se junta aos países que vêm se aproximando de Israel ao reconhecer Jerusalém como a capital.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu Jerusalém capital de Israel em dezembro de 2017. Cinco meses depois, a embaixada norte-americana foi transferida para lá. No mesmo mês, a Guatemala também inaugurou a representação do país na cidade disputada.

No Brasil, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmou que pretende transferir a embaixada brasileira em Israel para Jerusalém. Em novembro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) confirmou a intenção do novo governo de mudar o endereço da embaixada.

 

Fonte: G1||https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/12/11/australia-vai-reconhecer-jerusalem-como-capital-de-israel-mas-nao-mudara-embaixada.ghtml

COMPATILHAR: