Existem algumas opções de transporte e combustíveis disponíveis para aqueles que estão preocupados com o destino do planeta. Combustíveis renováveis, ou biocombustíveis, estão entre essas opções, por serem menos poluentes e de produção mais barata. Novas tecnologias também estão sendo estudadas, há a promessa de que até o fim de 2010 já estejam disponíveis no mercado os carros elétricos que devem revolucionar o setor.
Enquanto isso, os modelos que atendem mais a necessidade de diminuição de poluentes, que fornecem uma maior comodidade aos motoristas e que estão acessíveis em termos de disponibilidade no mercado e preço são os carros flex. O ranking divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente aponta que os 22 veículos fabricados em 2009 que menos emitem poluentes e gases de efeito estufa são aqueles conhecidos como flex, por serem movidos a álcool e a gasolina. São 402 modelos que são considerados flex dando muitas opções aos consumidores.
Com frotas sempre renovadas, as locadoras de automóveis contam com a maioria dos seus veículos sendo do modelo flex. As agências da Rede Yes Aluguel de Carros são exemplos de locadoras que procuram sempre a aquisição de modelos que emitem menos poluentes. ?Grande parte dos automóveis de nossas agências são flex, só não são aqueles modelos que ainda não existe no mercado com essa possibilidade. Além deles trazerem mais liberdade de escolha ao cliente eles emitem menos gases e não prejudicam tanto o meio ambiente?, afirma o diretor executivo da Yes Rent a Car Franchising, Raimundo Teixeira.
Os problemas climáticos aparecem como espaços para se debater livremente a cooperação global e como os avanços tecnológicos auxiliam nesse desenvolvimento sustentável, pensando em uma forma que permita reduzir o consumo do petróleo, gás, carvão, fertilizantes à base de nitrogênio e outras fontes dos gases de efeito estufa que alteram o clima.

COMPATILHAR: