A Polícia Civil identificou e deteve na quarta-feira (17) dois suspeitos, de 29 e 34 anos, de terem pichado suásticas nazistas na capela de São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Um terceiro suspeito fugiu da abordagem e depois se apresentou na delegacia com um advogado. Eles prestaram depoimento e foram liberados.

Um vídeo com imagens de câmeras de segurança que a polícia teve acesso também mostra os mesmos homens pichando em outros muros e calçadas próximos à capela frases contrárias ao candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). A polícia chegou até o grupo após ver essas imagens do local.

Igreja amanheceu pichada com símbolos da suástica nazista em Nova Friburgo — Foto: Reprodução Facebook

O crime na igreja aconteceu na madrugada de domingo (14) e as pichações na fachada foram removidas na quarta-feira.

A linha de investigação trata o crime como preconceito, conforme a Lei 7716/89. A Polícia Civil informou que as investigações continuam e estão sendo colhidos depoimentos e novas imagens de câmeras de segurança. A pena para este tipo de crime é de 2 a 5 anos de reclusão.

Segundo a Polícia Civil, os moradores ajudaram na identificação dos suspeitos e informaram que há uma polarização em torno da campanha presidencial no distrito e que os pichadores resolveram desenhar os símbolos nazistas por causa de convicções políticas.

Pichações foram removidas da igreja na tarde desta quarta-feira (17) — Foto: Divulgação/Polícia Civil

O terceiro suspeito, de 24 anos, que chegou a fugir e depois se apresentou na 151ª DP. Ele já possui uma anotação criminal por desobediência.

Na casa do suspeito de 29 anos foi encontrada um pequena quantidade de maconha e ele também foi autuado por posse e uso de entorpecente.

A capela de São Pedro da Serra é a mais antiga da cidade com 150 anos. No local, existe um sino de bronze doado pelo Imperador Dom Pedro II.

 

Fonte: G1||https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2018/10/18/policia-detem-suspeitos-de-pichar-capela-com-suasticas-nazistas-no-rj.ghtml

COMPATILHAR: