O Cruzeiro visita o Avaí nesta sexta-feira (22), às 21h30, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. O duelo marca três aspectos destacáveis: o confronto entre equipes separadas por 11 pontos e oito posições na tabela (4º contra 12º), a primeira vez que o time cruzeirense pisa em campo após adotar a paralisação total, e, por fim, os retornos e desfalques importantes na Raposa.

Situação na tabela

Com 39 pontos, o Cruzeiro chega aos 42 se vencer a partida, ultrapassa Vila Nova-GO e Sampaio Corrêa, que já jogaram nesta 31ª rodada, e alcança o 10º lugar. Caso o triunfo aconteça, ele coloca o time celeste entre a encaminhada permanência matemática e um melhor cenário para lutar pelo acesso à Série A. Empate ou derrota, obviamente, praticamente acabam com as chances de ascensão da Raposa à Primeira Divisão.

Jogo pós-paralisação

O confronto desta sexta-feira (22) marca o primeiro jogo do time cruzeirense após a paralisação geral das atividades pelo elenco. A suspensão durou três dias (14 a 16 de outubro) por conta do atraso no pagamento dos salários. Após reunião com a diretoria, mesmo sem uma definição quanto à quitação dos vencimentos, os jogadores decidiram voltar aos treinos nos últimos dias na Toca da Raposa ll.

Desfalques e retornos

Para enfrentar o Leão, a Raposa também se divide entre baixas importantes e muitos retornos. O time não contará com o volante Adriano o meia Giovanni, que cumprem suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. O meia-atacante Claudinho, que testou positivo para covid-19 nessa terça-feira (19), fecha a lista de desfalques dentro das quatro linhas.

À beira do gramado, não estará presente o técnico Vanderlei Luxemburgo, também suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Dessa forma, o auxiliar Maurício Copertino comanda a equipe.

Em contrapartida aos desfalques por suspensão, o volante Ariel Cabral e, principalmente, o zagueiro Ramon, titular, retornam justamente após ficarem de fora na última rodada, contra o Botafogo, por levarem o terceiro cartão.

O lateral-direito Norberto, o volante Flávio, o meia Marcinho e o atacante Wellington Nem retornam após se recuperarem de problemas físicos e deixarem o departamento médico. Por fim, após servir a Bolívia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Catar, o centroavante Marcelo Moreno fecha a lista de novidades. No entanto, o boliviano pode começar a partida do banco, já que o jovem Thiago teve boas atuações recentemente.

Dessa forma, o Cruzeiro deve ir a campo com: Fábio; Rômulo, Ramon, Eduardo Brock e Matheus Pereira; Lucas Ventura, Flávio e Marco Antônio; Bruno José, Vítor Leque e Thiago.

Avaí

O técnico Claudinei Oliveira conta com o retorno dos volantes Bruno Silva e Wesley, que cumpriram suspensão automática na última rodada, para escalar o Avaí. No ataque, o treinador também ganha a opção de Getúlio, recuperado de lesão e que disputa posição com Romulo.

O provável time que enfrenta o Cruzeiro tem: Glédson; Edílson, Alemão, Betão e Diego Renan; Bruno Silva, Lourenço e Jean Cléber; Vinícius Leite, Copete e Romulo (Getúlio).

Avaí x Cruzeiro

Cruzeiro: Fábio; Rômulo, Ramon, Eduardo Brock e Matheus Pereira; Lucas Ventura, Flávio e Marco Antônio; Bruno José, Vítor Leque e Thiago. Técnico (auxiliar): Maurício Copertino

Avaí: Glédson; Edílson, Alemão, Betão e Diego Renan; Bruno Silva, Lourenço e Jean Cléber; Vinícius Leite, Copete e Romulo (Getúlio). Técnico: Claudinei Oliveira

Data: sexta-feira, 22 de outubro de 2021, às 21h30
Motivo: 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)

Arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza,  auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa) e Daniel Paulo Ziolli, todos de São Paulo.

VAR: Marcio Henrique de Gois, de São Paulo.

Fonte: itatiaia

COMPATILHAR: