Dois aviões caça da Força Aérea Brasileira sobrevoaram a cidade de Lagoa da Prata em altitude relativamente baixa, causando um enorme estrondo, na tarde dessa sexta-feira (31).

Na ocasião, muitos curiosos se deslocaram até a região da usina Biosev, acreditando que os aviões poderiam ter pousado no aeroporto local. Porém, os aviões que se deslocavam no sentido norte-sul, seguiram sua rota.

Logo que os aviões sobrevoaram a cidade, o acontecimento virou pauta em diversos grupos de WhatsApp, Facebook e Twitter.

No início da noite um tenente da FAB, entrou em contato com o Jornal Cidade via telefone, e informou que duas aeronaves F-5 do 1° Grupo de Aviação de Caça (1° GAvCa) sobrevoaram a região de Lagoa da Prata em missão de treinamento operacional.

Os aviões caça F-5 são os principais aviões de defesa aérea do Brasil. Em 2020 os caça supersônicos completaram 45 anos de operações com a Força Aérea Brasileira. Os aviões militares podem alcançar a incrível velocidade de 1700 km por hora

Os caças F-5 são operados hoje por cinco esquadrões da FAB: Pampa, sediado em Canos (RS), Pacau, em Manaus (AM); Jambok e Pif Paf, em Santa Cruz (RJ); e o Jaguar, situado em Anápolis (GO). Por questões estratégicas a Força Aérea não informou quantos caças atualmente estão em condições operacionais.

Fonte: Jornal Cidade

COMPATILHAR: