Da Redação

Na reunião de segunda-feira (9), foi aprovado pelos membros do Legislativo de Formiga o projeto de lei 387/2019, que confere a uma via, localizada no bairro Bela Vista, o nome de Ana Guilhermina da Silva, avó materna do autor da proposta e vereador Mauro César Alves de Souza.

A rua, que ainda não possuía nome, fica nas proximidades das ruas Terezinha Rosalina de Souza e São Paulo. Em um terreno localizado na via recém nomeada, está sendo construída a sede própria do Centro de Atenção Psicossocial de Formiga (Caps).

“Eu agradeço aos meus colegas da Câmara pelos pareceres e votos favoráveis ao projeto. Eu considero uma singela maneira de homenagear minha avó, dona Ana, que a seu tempo, à sua época, teve a sua importância como mãe, como esposa, mas também como alguém que contribuiu para o bem comum e engrandecimento das causas de Formiga, principalmente na construção da igreja São Geraldo”, comentou o vereador em entrevista ao portal após a aprovação da proposta que deverá se tornar lei por meio de sansão do prefeito Eugênio Vilela, nos próximos dias.

Ana Guilhermina da Silva

Nascida em 24 de junho de 1908 na cidade de Luz, Ana Guilhermina era filha de Antônio Falcão de Oliveira e Balbina Maria de Jesus.

Casou-se aos 20 anos com José Cecílio da Silva, maestro, compositor e fiscal estadual, com quem permaneceu casada por 52 anos e teve oito filhos, sendo cinco homens e três mulheres, e 14 netos.

Dona Ana, como era conhecida, era muito católica e participou do Apostolado da Oração da Paróquia São Vicente Férrer, onde organizou um grupo para rezar todas as segundas-feiras nas casas dos fiéis e angariar dinheiro para a construção da igreja São Geraldo, localizada no bairro Engenho de Serra.

Sua vida religiosa foi coroada com a ordenação do filho caçula, Wagner, para padre em 1971, sendo ele, posteriormente, ordenado bispo no ano 2000, pelo então Papa João Paulo II, 12 anos após a morte da mãe.

Dona Ana faleceu aos 80 anos, 10 anos após se tornar viúva. Ela foi sepultada no jazigo da família no Cemitério do Santíssimo.

COMPATILHAR: