O Procurador Geral da República, Antônio Fernando de Souza, ofereceu nesta quinta-feira (22) denúncia junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro das Relações Institucionais Walfrido dos Mares Guia e o ex-governador de Minas Gerais e atual senador Eduardo Azeredo, no caso que ficou conhecido como mensalão mineiro.
A denúncia, que já foi encaminhada ao ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do inquérito no tribunal, tem ao todo 13 denunciados. O ministro Mares Guia está sendo acusado de peculato na denúncia (utilizar-se do cargo exercido para apropriação ilegal de dinheiro).
Mares Guia já sabe da decisão da procuradoria e teria acertado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a sua saída do governo, assim que a denúncia for divulgada oficialmente.
A saída de Mares Guia acontece durante as negociações pela aprovação da prorrogação da CPMF, em que ele é o principal interlocutor do governo.

Defesa
O ministro encaminhou em outubro à PGR a sua defesa sobre as acusações de que supostamente teria cometido irregularidades na campanha de 1998, na tentativa de reeleição do então governador Azeredo.
O ministro teria levantado, segundo relatório da Polícia Federal, recursos ilegais para a campanha de Azeredo e trabalhado como arrecadador. Mares Guia nega e disse que era apenas o vice-governador e não tinha papel de coordenador da campanha.

COMPATILHAR: