Na próxima semana, as Secretarias de Saúde e Gestão Ambiental de Formiga darão início ao trabalho de recolhimento de materiais que sejam possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti nas residências do município.

Previamente, um carro de som passará pelas ruas da cidade informando o dia e o horário que a equipe recolherá o material. Os moradores deverão organizar o lixo e colocá-lo nas calçadas na data estipulada. Esta ação mostra que a Prefeitura está trabalhando com seriedade e empenho no combate ao mosquito transmissor.

O primeiro bairro a receber a campanha será o Nossa Senhora Aparecida. Na segunda (29) e na quinta-feira (2), os agentes de controle de endemias visitarão os lotes vagos existentes no bairro para recolher todos os recipientes que sejam reservatórios de água. Na terça (30) e na sexta-feira,  (3), a equipe recolherá os materiais que serão depositados nas calçadas pelos moradores.

Ruas do Nossa Senhora Aparecida que receberão os agentes de endemias

Segunda-feira e quinta-feira

– RUA ALTO DO PEQUI

– RUA ANTONIO DA COSTA

– RUA FLAUZINO VAZ

– RUA OROZIMBO DE ALMEIDA

– RUA CRISTOVAO COLOMBO (DA RUA NOSSA SENHODA DA ABADIA P/ BAIXO)

– RUA ALEXANDRE F.

– RUA NODGE TEIXEIRA

– RUA FREDERICO SOARES SOUZA

– RUA AMERICO PORTELA

– RUA ANHANGUERA (DA RUA N. SENHORA DA ABADIA P/ BAIXO)

– RUA PRES. HERMES (DA RUA NOSSA SENHORA ABADIA P/ BAIXO)

– RUA NOSSA SENHORA DA ABADIA (ATE RUA ALTO DO PEQUI)

– RUA BAHIA (A APRTIR DA RUA JOSÉ F. BARBOSA)

– RUA JOSÉ F. BARBOSA

– RUA GOIAS (A PARTIR DA RUA JOSÉ F. BARBOSA)

– RUA HIBRAIM INOCENCIO (DA RUA JOSÉ F. BARBOSA ATE RUA LEONIDAS S.)

– RUA SANTA DOROTEIA

– RUA DR EMANUEL DIAS (DA RUA AMÉRICO SENTIDO RUA LEÔNIDAS)

– RUA MANOEL VICENTE MACHADO

Terça e sexta-feira

– RUA ALFA

– RUA ROLDAO

– RUA DELTA

– RUA VALQUIRIA

– RUA AGUA DOURADA

– RUA FRANCISCO XAVIER

– RUA NICOLAU JOSÉ

– CRISTOVÃO COLOMBO (DA RUA ALFA ATÉ NOSSA SENHORA DA ABADIA)

– RUA PADRE JOAO DA MATA

– RUA CAMPOS SALES

– TV. NOSSA SENHORA DA ABADIA

– RUA LEONIDAS SOARES

– RUA EUCRIDES DA CUNHA

– RUA ANTONIO DA COSTA

– RUA ANHANGUERA (DA RUA NOSSA SENHODA DA ABADIA ATÉ CAMPOS SALES)

– RUA PRES. HERMES (DA RUA NOSSA SENHODA DA ABADIA ATÉ CAMPOS SALES)

Prevenção

Nos últimos anos, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, tem sido motivo de preocupação, em função do dano causado à população, especialmente em determinadas regiões de Minas Gerais onde as taxas de incidência, o número de casos graves e até ocorrência de óbitos têm sido expressivos. Em Formiga, atualmente, a situação está preocupante. Atualmente, o município está em estado de alerta. Por este motivo, a Secretaria de Saúde solicita que a população promova ações preventivas e de combate ao mosquito transmissor. O responsável pela pasta, Leandro Pimentel, alerta os morados sobre os riscos da proliferação do Aedes Aegypti e o médico Ronan Rodrigues Castro Júnior mostra quais são os cuidados que a pessoa infectada pelo vírus deve ter.

Há em Formiga um Plano Municipal de Contingência quanto às doenças transmitidas pelo Aedes, cujo objetivo geral é evitar ocorrência de óbitos e os objetivos específicos são: fortalecer a articulação entre as áreas e serviços envolvidos no enfrentamento da dengue, chikungunya e zika vírus, além da articulação intersetorial; promover assistência adequada ao paciente com acesso ao diagnóstico e manejo clínico adequado, por profissionais habilitados e capacitados; suprir os insumos estratégicos e equipamentos necessários e sistematizar as atividades de comunicação.

O Plano Municipal de Contingência é composto por três fases de enfrentamento. De acordo com Leandro Pimentel, a situação em Formiga está se aproximando da terceira fase (quarto estágio), cuja taxa de incidência é caracterizada por 500 casos notificados ou mais e o aumento do número de internações para tratamento de arboviroses, cuja quantidade esteja acima do número de leitos disponíveis. Nesta terceira fases, são realizadas diversas ações, entre elas, solicitar apoio junto à Secretaria Regional de Saúde, mediante a realização de visitas técnicas ao município e a viabilização de abertura de nossos leitos. Sendo assim, diante desta situação, a Administração Municipal não descarta a possibilidade da assinatura de um Decreto de Emergência de Saúde.

 

Fonte: Decom ||

COMPATILHAR: