O Ministério do Desenvolvimento Social deu baixa em 23.500 benefícios do Bolsa Família em todo o país. A maioria dos beneficiários perderam o direito por não observarem um critério básico, o rendimento escolar das crianças atendidas pelo programa.
Há um ano a faxineira de Juiz de Fora, Ângela tem a guarda das duas sobrinhas: Taís, de 13 anos, e Helen, de quatro. Com as duas meninas em idade escolar e uma renda mensal de R$572, a faxineira recebe auxílio do Governo Federal através do programa Bolsa Família. São R$112 a mais no orçamento. Dinheiro que faz a diferença.
Apesar de ser uma ajuda e tanto no orçamento de várias famílias, muita gente acaba perdendo o direito de receber o benefício. É que um dos principais motivos para o cancelamento do Bolsa Família é a baixa frequência escolar.
Crianças e adolescentes de até 15 anos de idade devem ter 85% de comparecimento à escola. Jovens entre 16 e 17 anos precisam frequentar pelo menos 75% das aulas. Caso contrário, a família perde o benefício.
O benefício também pode ser suspenso por falta de atualização cadastral, feito uma vez ao ano, e por não comparecimento aos postos de saúde. Nesse caso, crianças de até sete anos e gestantes precisam fazer acompanhamento médico a cada seis meses. Mas o principal motivo do cancelamento do Bolsa Família, é mesmo a frequência escolar.

COMPATILHAR: