Após 20 dias, os bancários que atuam na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil e em agências bancárias privadas de Minas Gerais decidiram nesta segunda-feira (26) por encerrar a paralisação. Com a decisão, as atividades nas agências do Estado serão normalizadas nesta terça-feira (27). 

“A decisão foi tomada após analisar a proposta apresentada no fim de semana. Após assembleia, a categoria decidiu aceitar a proposta de 10% de reajuste salarial, mais 14% no valor do ticket e vale refeição”, explicou Eliana Brasil, presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região. 

Em relação ao tempo de paralisação, os bancos irão abonar 63% das horas dos bancários que atuam seis horas diariamente. Já os os trabalhadores que exercem suas atividades 8h terão 72% as horas abonadas.

Atendimentos nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica de Formiga voltam nesta terça-feira. Os trabalhadores deverão trabalhar, ao menos, uma hora a mais por dia até o dia 15 de dezembro para compensar o tempo parado. 

Em Belo Horizonte e região metropolitana, a greve teve início no dia 6 de outubro. A paralisação teve a adesão ao movimento foi de mais de 60% da categoria.

Inicialmente, segundo o sindicato, a categoria pedia 16% de reajuste salarial. Uma proposta de 5,5% mais o abono de R$ 2.500 – não incorporado ao salário – oferecidos pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi rejeitada.

Na última sexta-feira (23), a Fenaban ofereceu aos trabalhadores um aumento salarial de 10% e reajuste de 14% sobre os vales-refeição e alimentação. 

Assim como Minas Gerais, os bancários do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Piauí também aceitaram a proposta e retornarão ao trabalho nesta terça.

 

Portal O Tempo

COMPATILHAR: