Após aprovarem o fim da greve na maior parte do país na sexta-feira (11), os bancários voltam a trabalhar nesta segunda-feira (14), depois de 23 dias de paralisação.
Com isso, as agências dos estados que aprovaram a proposta reabrem normalmente nesta manhã, diz a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
Na madrugada de sexta-feira, o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo para encerrar a paralisação.
Os principais pontos do acordo, segundo a Contraf-CUT, são 8% de reajuste (1,82% de aumento real); 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria, e compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro.
De acordo com a Contraf, algumas cidades e estados, contudo, ainda farão assembleia e plenárias hoje para saber se encerram ou não a greve.
As localidades são: Brasília, Porto Alegre, Florianópolis (plenária), Pará, Acre, Guarulhos, Blumenau, Santa Maria (RS), Pelotas (RS) e Litoral Norte (RS).
Nas localidades onda ainda há greve, a paralisação pode causar alguns transtornos ao consumidor que precisa de serviços bancários. Alguns serviços bancários podem ser realizados em canais alternativos, mas outros dependem das agências (como saques de valores altos ou análise de crédito) e podem sofrer atraso.

COMPATILHAR: