Importante instrumento de combate à fome e de apoio à agricultura familiar, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está sendo retomado pelo Banco Municipal de Alimentos (BMA). A partir de segunda-feira (27), os agricultores inscritos no programa já podem ir ao órgão levar sua produção.

É importante que o produtor rural também leve um documento com foto e o CPF para que seja feita a atualização do cadastro. O BMA começará a receber os agricultores a partir das 8h.

O Programa de Aquisição de Alimentos é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações.

Parte dos alimentos é adquirida pelo governo diretamente dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.

Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, nos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Federal.

A compra pode ser feita sem licitação. Cada agricultor pode acessar até um limite anual e os preços não devem ultrapassar o valor dos preços praticados nos mercados locais.

 

Reunião

Na quarta-feira (29), o BMA promoverá uma reunião às 17h, com os produtores cadastrados no PAA. O encontro ocorrerá no casarão dos Vicentinos, localizado na Praça São Vicente Férrer.

Na oportunidade, a direção do Banco abordará junto aos agricultores os seguintes temas: valores das cotas, assinatura do termo de responsabilidade, qualidade e quantidade dos alimentos a serem recebidos pelo BMA. Também será aberta a oportunidade para os produtores tirarem suas dúvidas.

Aqueles agricultores que não fazem parte do PAA, mas querem se inscrever, também podem participar da reunião.

 

Distribuição

Após todo o procedimento de recebimento, higienização e separação dos alimentos, o BMA os distribui para entidades formiguenses conforme a necessidade de cada uma. O Banco, desde o início do ano, vem visitando as instituições e trabalha na atualização do cadastro delas.

 

Fonte: Secom/Formiga||

COMPATILHAR: