O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal podem deixar a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) por discordarem de um manifesto que deve ser divulgado nesta terça-feira (31) pedindo a harmonia entre os Poderes da República. 

Segundo o Estadão, o documento que deverá ser divulgado pela Federação das Indústrias de São Paulo, conta com a assinatura da Febraban, mas a Caixa e o Banco do Brasil são contra o posicionamento político e teriam avisado ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a decisão de sair da federação. Os dois bancos teriam encaminhado nota a Febraban comunicando a saída da entidade caso o manifesto seja publicado. 

O manifesto não deve trazer críticas diretas ao presidente Jair Bolsonaro, mas o texto pedirá medidas urgentes e necessárias para o Brasil superar a pandemia, voltar a crescer e a gerar empregos visando reduzir as carências sociais. 

A cúpula dos bancos públicos avalia que a economia está em retomada, gerando empregos e o manifesto não faria sentido. 

Uma eventual ruptura poderá afetar objetivos comuns como o andamento da reforma tributária no Congresso Nacional. A medida também poderá ser questionada por órgãos de controlo como o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Federal.

A Febrabran afirmou que o manifesto foi dirigido a várias entidades e que o assunto foi submetido à governança da federação, como é usual. A Febrabran afirmou ainda que não faz comentários a respeito de posições atribuídas a seus associados. 

A Caixa e o Banco do Brasil não comentaram sobre o assunto.

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: