Alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino visitaram a Base Aérea de Pirassununga, em São Paulo, nessa quarta-feira (24). A ação foi promovida pelas Secretarias de Cultura e de Educação e Esportes.

Os estudantes que ganharam a chance de conhecer a Base Aérea foram sorteados em um evento realizado em Formiga, no dia 31 de maio, durante uma palestra realizada pelo formiguense e segundo sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) e especialista em manutenção de aeronaves, Márcio Vinícius da Silva.

Os jovens foram acompanhados pelo secretário de Cultura, Alex Arouca, pela servidora da pasta, Thais Parreira e por um grupo de pais.

Os formiguenses conheceram parte da estrutura interna de uma das mais importantes escolas das Forças Armadas Brasileiras, onde foram recebidos no Salão Histórico pelo sub-oficial Medeiros, responsável pela comunicação social da Base. Conheceram, também, o museu local e um histórico da Academia da Força Aérea (AFA) e da FAB. Em seguida, se dirigiram ao hangar do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) e foram recebidos pelo tenente Loureiro, que conduziu uma palestra sobre a estrutura da EDA, o cotidiano dos cadetes, e o processo de ingresso na AFA.

De acordo com Alex Arouca, “este trabalho foi extremamente proveitoso, uma vez que os alunos visitantes estão dentro da faixa etária de ingresso na carreira militar opcional”.

Ainda no hangar da EDA, o grupo foi recebido pelos formiguense Marcos Vinícius e pelo tenente Jairo, militares lotados na base, que monitoraram uma visita ao hangar da Esquadrilha da Fumaça. O grupo teve acesso à cabine de um dos aviões e a explicações a respeito das aeronaves. Coincidentemente, a Esquadrilha realizaria um voo de treinamento agendado para aquela tarde.

O segundo sargento Vinícius, então, permitiu o acesso dos formiguenses à pista, onde o grupo acompanhou a decolagem. Em seguida, se dirigiram para o ponto de observação da demonstração.

 Durante a apresentação, receberam do militar formiguense, explicações em detalhes técnicos sobre o voo. Ao término da apresentação, voltaram para o hangar onde encontraram com o capitão Yoshida, piloto da Esquadrilha.

 

 

Fonte: Decom ||

COMPATILHAR: