Lorene Pedrosa

O espaço que sediará a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Formiga deverá, em breve, passar por ampliação e reforma.

O local escolhido pela administração municipal, cujo projeto já foi aprovado pelo Governo do Estado, é um espaço localizado na sede do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), cedido por meio de comodato.

O projeto de lei que autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$35 mil para a realização das obras na base do Samu em Formiga deu entrada no Legislativo na última sexta-feira (21), e foi aprovado na reunião ordinária de segunda-feira (23), em regime de urgência. A proposta, que não estava prevista na pauta de votações e não havia recebido parecer das comissões, foi inserida a pedido do vereador Flávio Couto.

Para acelerar o processo e permitir a aprovação da proposta ainda na segunda-feira, durante a reunião os vereadores emitiram os devidos pareceres e apreciaram a matéria que foi aprovada por unanimidade.

De acordo com a administração municipal, com a aprovação da lei na Câmara, o próximo passo é iniciar as obras de reforma no local, que ficarão a cargo da Secretaria de Obras e cujo término está previsto para a segunda quinzena de junho. Já os serviços do Samu na região, cuja sede fica em Divinópolis, deverão ser iniciados ainda no início do próximo mês, dois anos após a fundação do Consórcio Internacional de Saúde da Região Ampliada Oeste (Cisurg), que é responsável pela implantação do Samu  no Centro-Oeste de Minas.

A área de atuação do Samu Centro-Oeste compreende 54 municípios. Em 23 deles serão montadas bases onde ficarão as ambulâncias (Unidade de Suporte Básico) e onde atuarão 480 profissionais, cujo treinamento será concluído ainda em maio.

Arcos, Lagoa da Prata, Itapecerica, Campo Belo, Candeias, Bambuí e Pimenta são as cidades mais próximas a Formiga onde também serão montadas base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

COMPATILHAR: