As crianças que nascerem no estado do Rio de Janeiro poderão deixar a maternidade já com a certidão de nascimento e a carteira de identidade. As famílias poderão solicitar os documentos do bebê em postos do Detran dentro dos hospitais.
O objetivo é garantir o direito à cidadania, proteger as crianças de sequestros ou sumiços e facilitar a localização de desaparecidos. O programa é uma iniciativa da primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Horta Jardim.
Conheci o trabalho da Fundação para a Infância e Adolescência com crianças desaparecidas e fiquei muito preocupada com os números. São cerca de 40 mil crianças desaparecidas por ano no Brasil. Reunimos diversos órgãos do Estado e decidimos fazer uma grande ação para ajudar a encontrar essas crianças, disse.
As mães que não tiverem certidão de nascimento ou carteira de identidade também serão atendidas pelo programa. O serviço é gratuito. Ao procurarem o posto do Detran, as famílias receberão um formulário que garantirá a gratuidade para a retirada da segunda via da identidade, obrigatória antes dos 18 anos.
Um posto de identificação e um cartório serão instalados em cada uma das maternidades. A primeira unidade a receber o Novo Cidadão será o Hospital Estadual da Mulher, em São João de Meriti. A expectativa é que, até o fim do ano, outras seis unidades hospitalares da rede pública do Rio estejam inseridas no programa.

Temos que motivar médicos, enfermeiros, assistentes sociais a trabalharem com esse serviço e estimularem as famílias a solicitarem a identificação dos bebês, afirmou Maria Lúcia.

COMPATILHAR: