Inspirada no evento que acontece há nove anos na capital paulista, a Virada Cultural de Belo Horizonte, prevista para acontecer entre os dias 14 e 15 (sábado e domingo), fechando o ciclo de 24h, pretende ingressar no calendário anual de atividades culturais da cidade. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Leônidas Oliveira, a ideia é dar continuidade à iniciativa que neste ano reunirá mais de 100 atrações em diversos espaços da capital, entre praças, centros culturais e quarteirões fechados, como o da rua Rio de Janeiro, onde está localizado o Sesc Palladium. No total, quase 500 apresentações serão realizadas neste período.
Dentre os destaques desta primeira edição figuram as cantoras Elba Ramalho, que junto com a Orquestra Sinfônica Arte Viva apresentará um show em homenagem a Dominguinhos, Elza Soares e a banda Patu Fu, responsável por fazer a abertura da programação no sábado à tarde, na praça da Estação. Ao contrário de São Paulo, aqui haverá mais foco para os artistas locais. Enquanto São Paulo realiza uma virada-espetáculo, com grandes shows, aqui nós vamos dar mais atenção aos grupos mineiros, abarcando diferentes áreas, com profissionais da música, das artes cênicas, das artes visuais, do circo e da literatura, acrescenta Simone Araújo diretora de ação cultural da FMC.
A programação foi definida por meio de edital que previu a inscrição via site. Participaram desta etapa cerca de 1300 propostas, dentre as quais foram selecionadas aproximadamente 100. Segundo a FMC, foi investido R$ 1 milhão e 100 mil de verbas públicas. Somadas as contribuições do setor privado, o valor sobe para mais de R$ 2 milhões.
Confira abaixo os locais onde será realizada a Virada Cultural:
– Av. Afonso Pena (Em frente à entrada do Parque Municipal)
– Praça da Estação
– Parque Municipal
– Praça da Liberdade
– Viaduto Santa Teresa (Shows e Ocupações Artísticas)
– Praça Afonso Arinos (Artes Cênicas, visuais e música)
– Palco rua Rio de Janeiro / SESC
– Palco rua Antônio de Albuquerque / Fumec
– Ed. Central ? Arena da Cultura
– Casa UNA de Cultura
– Centro Cultural Venda Nova

Confira mais informações no site: viradaculturalbb.com.br

COMPATILHAR: