O próximo domingo (25) será de tempestade em Belo Horizonte, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Espera-se que uma forte chuva atinja a região metropolitana e também outras áreas do estado, fruto do transporte de umidade recém-chegada da Amazônia para as regiões Sudeste e Central do Brasil, e, além do temporal, poderá ainda haver formação de um ciclone sobre Minas Gerais.

A análise feita na manhã desta sexta-feira (23) indica que a chuva do domingo poderá ter volume entre 70 e 90 milímetros – estendendo-se ainda por toda a madrugada de segunda-feira (26). Apesar da força da chuva esperada para domingo, o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet, esclarece que ela não será tão intensa quanto as que ocorreram no começo do ano em Belo Horizonte, e que também provocaram tragédias em municípios da região metropolitana.

“Nós ainda não falamos em ciclone no Instituto Nacional de Meteorologia. Há uma área de instabilidade provocada pelo fluxo de umidade que vem da Amazônia, fenômeno comum a esta época do ano. Existe possibilidade de formação de ciclone, mas ainda não se formou. Nós sabemos que a chuva não vai ser daquele jeito (como no começo do ano), mas mais branda”, detalha.

De acordo com ele, a chuva também será intensa nas regiões do Rio Doce, Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha. Para a capital mineira, no domingo, são esperadas mínima em torno de 16ºC e máxima de 24ºC.

Este sábado (24) também será de chuva em Belo Horizonte. Entretanto, esperam-se apenas pancadas no decorrer do dia, principalmente concentradas no período da tarde. Para amanhã, a mínima será de 17ºC e a máxima, 24ºC.

Fonte: O Tempo Online

print
Comentários