Enquanto a prefeitura não resolve definitivamente o problema da rodoviária de Belo Horizonte, a Estação São Gabriel, que integra ônibus urbano e metrô, no bairro de mesmo nome, na Região Nordeste, pode virar terminal rodoviário nos feriadões do Natal, ano-novo e carnaval. A BHTrans, empresa que gerencia o trânsito da capital, e o Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro pretendem usar a estação como ponto emergencial de embarque e desembarque de passageiros de ônibus intermunicipais e interestaduais em feriados com grande movimentação.
A medida será tomada nos próximos dias. O objetivo é evitar cenas do carnaval deste ano, quando o trânsito no entorno da rodoviária, no Centro, parou completamente, com picos de 136 saídas no intervalo de 60 minutos. Houve casos de espera de mais de quatro horas para embarque.
Mas a novela para viajar de ônibus rumo a outras cidades e estados só terá um ponto final quando a capital ganhar um novo terminal rodoviário, que não deve ficar pronto antes dos próximos quatro anos. A BHTrans tem até o fim do mês para entregar ao prefeito Márcio Lacerda (PSB) estudo de alternativas viárias para a implantação da rodoviária no Bairro Calafate, na Região Oeste, apesar da resistência de moradores, que temem transtornos no trânsito. Elaborado por uma consultoria terceirizada, o projeto faz simulações de obras, como viadutos e alças, para facilitar o acesso à nova rodoviária. As projeções levam em conta o tráfego de BH daqui há 20 anos.
A ideia de usar a Estação São Gabriel como alternativa contra o caos, envolve, além da BHTrans e da gerência do terminal Israel Pinheiro, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que divide com a autarquia a gestão da estação, e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH). Seria uma válvula de escape para evitar retenções no hipercentro por causa da grande procura por ônibus nos feriados prolongados , explica o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar. No último Natal, passaram pelo terminal rodoviário, em sete dias, 100 mil passageiros, que embarcaram em 6 mil ônibus. No ano-novo, em seis dias, 75 mil, em 5 mil veículos.
Licitação
Alguns indícios levam a crer que a Estação São Gabriel será mesmo improvisada como a segunda rodoviária de BH. A BHTrans até publicou licitação para reforma de instalações. De acordo com o gerente do terminal rodoviário, Ricardo Coutinho, a estação precisa de adaptações. É claro que teremos que intervir de alguma forma na estrutura, que é boa e em grande parte ociosa. Outro dado importante é a proximidade com o Anel Rodoviário., comenta.
Segundo Coutinho, a ideia é transferir 250 ônibus para a estação nos dias de pico de embarque: 23 e 30 de dezembro. Nos demais dias do feriadão, o número seria um pouco menor. As linhas transferidas são aquelas que vão para o Espírito Santo e Nordeste do país. Afinal, a Estação São Gabriel está entre a Avenida Cristiano Machado e o Anel Rodoviário. Depois do estudo, temos que publicar o decreto informando as empresas sobre a transferência da operação para o terminal. Então, começaremos a tomar as providências para adaptá-lo. Ainda não sabemos qual será o investimento, ressalta.

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