A leitura é fundamental para a plena realização da condição humana e da capacidade de entender o mundo. Para isso, o projeto Biblioteca Estação do Trabalhador, do Unifor-MG, tem empenhado em estimular crianças, jovens, adultos e idosos a participarem dessa viagem chamada leitura que deve ser compartilhada com a família e a sociedade.

Ele também beneficia os filhos dos colaboradores que levaram várias obras para casa. As funcionárias da Fábrica de Confecções Lorena e do DER (Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais) relataram o interesse de seus filhos em ler os livros ao ponto de levar as crianças para conhecerem a Biblioteca Estação do Trabalhador e elas mesmas escolherem os livros.

?As crianças ficaram maravilhadas com a biblioteca, nunca tinham visto tanto livro?, contou a estagiária do 2º período de biblioteconomia do Unifor-MG e que trabalha no projeto, Maria Aparecida. Outra funcionária relatou que leva os livros para a filha que ainda não sabe ler. A mãe lê a história para a criança e depois pede para ela contar com suas próprias palavras. A leitura aproxima mãe e filha ao ler os livros.

Segundo a coordenadora do projeto, Regina Célia Reis Ribeiro, ?esses depoimentos são muito importantes, pois valoriza o serviço e incentiva a avançar cada vez mais. Essa é uma preocupação, pois é preciso ampliar, levar e garantir o acesso ao livro e à leitura para todos os colaboradores das empresas que participam do projeto. Enfim, a todos os empresários e colaboradores que participaram intensamente da construção dos 9 anos do projeto, o meu muito obrigada pela acolhida pela apoio e pelo convívio?, disse.

Depoimentos das Crianças

Bárbara Pereira da Cunha – 12 anos: ?O projeto é muito interessante. Minha mãe gosta muito de ler e eu também. Sempre que eu posso venho escolher um livro para ler. Quando não posso minha mãe leva para mim?.

Kiara Cássia da Silva – 11 anos: ?O projeto é muito bom. Eu gosto muito de ler, por isso, sempre venho aqui para escolher meus livros?.

Davi Alexandre Alves da Silva – 9 anos: ?O projeto é muito legal. Venho aqui na biblioteca para escolher os livros porque gosto muito de ler?.

Nathan Lopes de Faria – 5 anos: Ele disse que gosta muito quando a mãe leva os livros para ele e gosta de ir na biblioteca também para escolher os livros.

O projeto

A Biblioteca Estação do Trabalhador é um projeto de extensão do Unifor-MG que tem como objetivos: incentivar o hábito da leitura, disponibilizar uma biblioteca que atenda aos trabalhadores, permitir o acesso à informação e à cultura no local de trabalho. Ao longo dos 9 anos de atuação, o projeto já foi desenvolvido em 17 empresas de vários segmentos. A biblioteca itinerante funciona por meio de duas caixas-estantes que ficam nas empresas durante um ano, com material diversificado, como livros didáticos e de literatura, DVDs, revistas etc.

O horário e o dia de funcionamento da minibiblioteca são sugeridos pela direção da própria empresa. O serviço de empréstimo é realizado por estagiários do curso de biblioteconomia do Unifor-MG. Durante o desenvolvimento do projeto nas empresas, também são realizadas atividades culturais, como palestras e ginástica laboral.

Empresários interessados em receber o projeto podem entrar em contato com a bibliotecária Regina Célia Reis Ribeiro pelo telefone (37) 3329-1405 ou pelo e-mail [email protected].

COMPATILHAR: