O Projeto Biblioteca Estação do Trabalhador foi inaugurado na agência matriz do Sicoob Credifor, em Formiga, na semana passada O evento contou com a presença de diretores, funcionários da cooperativa, da ex-diretora do curso de biblioteconomia e ex-professora do Centro Universitário de Formiga Aguida Vaz Tonelli de Menezes e de representantes do Unifor.
Na ocasião, a coordenadora do curso, Margarita Torres, agradeceu à diretoria do Sicoob Credifor por receber o projeto e ressaltou a oportunidade de os colaboradores e seus familiares adquirirem o hábito da leitura, o que traz benefícios para as empresas. Ela também enfatizou que, ao final do projeto, é feita uma avaliação junto aos funcionários e que o resultado tem sido bastante positivo.
O diretor-presidente do Sicoob Credifor, Sílvio Francisco de Menezes, agradeceu às bibliotecárias do Centro Universitário e destacou a importância da leitura, enfatizando a colaboração que trará para os funcionários e para a cooperativa de um modo geral.
Funcionamento do projeto
Conforme informou a coordenadora do projeto, Regina Célia Reis Ribeiro, a minibiblioteca itinerante funcionará todas as quartas-feiras, das 9h às 10h30, na agência central, localizada na avenida Rio Branco. Entretanto, os colaboradores de todas as filiais de Formiga (Quinzinho, Sagrado Coração de Jesus e Engenho de Serra), inclusive funcionários das agências de Córrego Fundo, Camacho e Piumhi, poderão fazer empréstimos. Neste caso, os materiais serão enviados por malote.
Os colaboradores podem pegar quatro materiais e ficar com eles durante 14 dias. As agências do Sicoob Credifor receberam uma pasta contendo a relação do acervo disponível na caixa-estante para que os funcionários possam escolher os materiais.
A Biblioteca Estação do Trabalhador ficará no Sicoob Credifor durante um ano. A estagiária responsável é a aluna do Unifor, Ana Luíza Soares de Oliveira Dornas, do 3º período de biblioteconomia. Ao final do projeto, os três funcionários que mais fizerem empréstimos serão premiados.
Biblioteca Estação do Trabalhador
Os objetivos desse projeto de extensão do Unifor são: incentivar a leitura, disponibilizar uma biblioteca que atenda aos trabalhadores; permitir o acesso à informação e à cultura no local de trabalho; contribuir para educar, valorizar e preservar documentos inerentes às empresas.
Com 7 anos de atuação, o projeto é desenvolvido em empresas de todos os segmentos. A Biblioteca Estação do Trabalhador funciona por meio de duas caixas-estantes com material diversificado, como livros didáticos e de literatura, DVDs, revistas etc. A outra caixa-estante está na empresa Magia Confecções, no bairro Quinzinho.
Durante o desenvolvimento do projeto nas empresas também são realizadas atividades culturais aos colaboradores, como palestras e ginástica laboral. Empresários interessados em receber o projeto podem entrar em contato com a bibliotecária Regina Célia Reis Ribeiro pelo telefone: (37) 3329-1405 ou pelo e-mail: [email protected].

COMPATILHAR: