Foi oferecido, durante a primeira quinzena de março, no Salão Nobre do UNIFOR-MG ?Eunézimo Lima?, um treinamento para os calouros do Centro Universitário e alguns terceiros períodos que não participaram do encontro de capacitação no ano passado.

Na oportunidade, a coordenadora da Biblioteca Ângela Vaz Leão, Virgínia Vaz, apresentou o espaço físico e os serviços oferecidos pela Biblioteca, dando informações importantes referentes à utilização do local.

A coordenadora também realizou pesquisas na interface de busca do Gnuteca, que é o software livre utilizado na gestão do acervo. ?A pesquisa pode ser realizada em qualquer computador ligado à Internet. Basta acessar a página do UNIFOR-MG (www.uniformg.edu.br), clicar em Bibliotecas e, depois, no link Consulta ao Acervo. A partir desta busca, o usuário tem acesso aos dados dos materiais contidos no acervo, podendo verificar o estado dos exemplares ? disponível, emprestado, reservado ?, e, ainda, obter informações sobre a localização da obra nas estantes?, explica.

Segundo Virgínia, a Biblioteca pretende contribuir para a formação acadêmica dos alunos, estimulando a pesquisa científica e a produção de novos conhecimentos, além de fazer com que os usuários sejam independentes e flexíveis na busca por informações. ?É preciso saber localizar as informações, distinguir o que é pertinente e confiável, fazendo uma análise crítica do que foi encontrado. Tendo autonomia para encontrar o material necessário à pesquisa, o aluno terá maior possibilidade de conseguir o que precisa, com rapidez e eficiência?, enfatiza a coordenadora.

COMPATILHAR: