Para comemorar o Dia do Teatro, celebrado no dia 27 de março, a Biblioteca Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes está realizando a exposição ?Teatro: Palco de Cultura e Entretenimento?.
Montada no dia 21 de março, a mostra vai até o dia 4 de abril e traz obras que contam a história do teatro brasileiro, dos grupos teatrais e peças como Romeu e Julieta e Hamelet, de Shakespeare.
Segundo a bibliotecária, Heloísa Silva Souza Pinheiro, o objetivo da exposição é divulgar o Dia do Teatro ao público, apresentando as obras existentes no acervo da biblioteca.?Muitas pessoas não sabem da existência dessa data, por isso decidimos divulgá-la, para que todos tenham conhecimento tanto do dia do teatro quanto das obras que temos no acervo?.
O teatro sempre esteve presente na história da humanidade e, por meio dele, o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses.
Ninguém sabe ao certo como e quando surgiu o teatro. Provavelmente, nasceu junto com a curiosidade do homem, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo. Depois, o homem desta época deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi, já que não existia ainda a linguagem como a gente conhece hoje.
Quem vai assistir a peças, muitas vezes engraçadas, hoje em dia, talvez nem imagine que o teatro, há muito tempo, era sagrado. As pessoas acreditavam que por meio desses rituais era possível invocar deuses e forças da natureza para fazer chover, tornar a terra mais fértil e as caças mais fáceis, ou deixar os desastres naturais bem longe de sua comunidade. Estes rituais envolviam cantos, danças e encenações de histórias dos deuses, que assim deveriam ficar felizes com a homenagem e ser piedosos com os homens.
Formiga já teve um teatro municipal,fundado em 1865 por um grupo de atores amadores, o teatro funcionou durante anos, alegrando os formiguenses. Em 1951, o Teatro Municipal pegou fogo e, com ele, se perdeu parte da história da dramaturgia formiguense.

Imprimir
Comentários