Junho é um mês muito especial para o município de Formiga no dia 6 a cidade completa 156 anos de emancipação.
Para comemorar a data, a Biblioteca Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes está realizando as exposições ?Histórias Lendas e Causos? e ?Destaques Formiguenses?.
A mostra ?Histórias Lendas e Causos? expõem fotos históricas da cidade, comimagens dos tropeiros que passavam pelas redondezas e as várias histórias referentes à origem do nome do município. Expõe também revistas e livros que contam a história de Maria Rodrigues, a mulher que foi enterrada viva, a lenda do fantasma da jovem que assombra a Casa do Engenheiro e ?causos? como a do porteiro do cinema, que apaixonado pela sétima arte se vestia como o ator de filmes de faroeste Buck Jones.
De acordo com a funcionária e contadora de histórias da biblioteca, Neuza Maria de Almeida, a exposição resgata toda a história da cidade. ?Procuramos trazer para o público as memórias de Formiga, sejam elas verídicas ou apenas lendas. Procuramos com essa mostra aflorar nos sócios e visitantes, o orgulho de ser formiguense?, declarou Neuza.
A biblioteca montou um livro especial com gravuras que conta a história de Formiga direcionada para as crianças.
A exposição ?Destaques Formiguenses? traz histórias de formiguenses que se destacaram no cenário nacional como o piloto do avião presidencial Saulo Vinícius Sobreira e obras de escritores formiguenses que se tornaram famosos.
De acordo com a bibliotecária Heloísa Silva Souza Pinheiro, a exposição foi montada para que toda a população conheça a riqueza cultural da cidade. ?Formiga é uma cidade rica em cultura e essa exposição foi montada para levar ao conhecimento da população as obras de escritores formiguenses que ficaram famosos, além de destacar cidadãos de Formiga que brilham em todo país?, declarou a bibliotecária.
Copa do Mundo
A Biblioteca Municipal está em clima de Copa e expõe para o público a mostra ?Brasil, o País do Futebol?.
A mostra traz uma goleada de informações por meio de livros, revistas jornais e clássicas fitas cassetes que contam a trajetória do Brasil nas Copas. De acordo com Heloísa, essas fitas podem ser convertidas em DVD’s.
Montada no dia 27 de maio, a mostra que vai ficar exposta até o final da Copa do Mundo, em julho, ressalta a história dos craques e dos lances que se tornaram lendas do mundial.

COMPATILHAR: